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Campanha Não ande a pé, compre em Parobé entrega prêmios aos ganhadores
Na última quarta-feira (12) foram conhecidos os 12 vencedores da 9ª edição da campanha de vendas Não ande a pé compre em Parobé, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Neste ano, o encerramento da promoção voltou a ser realizado na Rua Coberta da Praça 1º de Maio, com a presença da comunidade e de autoridades locais. Dessa forma, o público conseguiu acompanhar de pertinho o sorteio de 9 vale-compras de mil reais cada e de três Fiat Mobi 0Km.

Ao todo, 186 lojas participaram da iniciativa, que ocorreu de 1º de novembro de 2021 a 12 de janeiro de 2022. Nesse período, a promoção distribuiu 1,6 milhão de cupons, ou seja, 30% a mais do que na edição anterior. A soma também representou um aumento de 26% nas vendas de fim de ano do comércio em relação a 2020 e gerou R$ 80 milhões em negócios. "O sorteio marcou o fim de uma campanha que cumpriu seu propósito, que era o de incentivar o consumo em nossa cidade", destacou o presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Friedrich. Em sua fala, ele também destacou a parceria do poder Legislativo com a CDL e as dificuldades enfrentadas pelos lojistas ao longo da pandemia do coronavírus.

Do mesmo modo, o prefeito de Parobé, Diego Picucha também ressaltou os resultados positivos da campanha para os comerciantes e para o município. "A movimentação da economia da nossa cidade é o objetivo principal, ainda mais num momento pós-covid, em que precisamos fazer a economia girar, gerar renda e emprego", comentou. Por sua vez, o presidente da CDL, Reginaldo Fabiano Hessler reforçou que a 9ª edição da campanha foi muito bem aceita por todos. "Foi uma alegria imensa fazer este encerramento tão aguardado por todos e por constatar que o nosso comércio a cada dia fica melhor e mais forte", avaliou.

Ganhadores

Ao todo, a campanha Não ande a pé, compre em Parobé teve 12 ganhadores. Desses, 9 receberam um vale-compra no valor de R$ 1 mil. Foram eles: Vera Lamb, Cristiane Weber, Soeli Brambila, Jaime A. da Silva, Kallini Gabriela da Rocha de Souza, Joveni Maria Silva, Eronita de Almeida, Valdir Antonio Martinelli e Vanessa de Mello. Enquanto isso, Maicon Portal, Dilson Antonio Hermes e Elaine Aparecida Ficagna foram os três consumidores premiados com um Fiat Mobi 0Km cada. Os vendedores responsáveis pelos cupons de primeiro, segundo e terceiro lugar receberão R$ 500,00.

Ganhadora do primeiro prêmio da campanha da CDL, Elaine conta que estava acompanhando a novena no momento do sorteio. "Foi uma surpresa boa, minha prima me ligou para contar, recebi mensagem de uma ex-colega de escola e, então comecei a acreditar", comentou. Ao longo da campanha, Elaine preencheu em torno de 30 cupons, tanto em seu nome quanto no nome do marido e dos dois filhos. "Ainda tínhamos uns 5 que ficaram em cima do balcão, pois não tinha me dado conta do dia do sorteio", confessou ela.

Enquanto isso, Dilson, que foi o vencedor do segundo Mobi, estava acompanhando o sorteio na Rua Coberta da Praça 1º de Maio. "Fiquei prestando atenção em tudo o que se falava e pensando em quanto papel tinha naquela roleta enorme", observou. Durante o anúncio do terceiro prêmio, ele percebeu que conhecia o vendedor cujo nome estava no cupom. "Estava mandando mensagem para o Emerson, da Karumbé, quando ouvi o meu nome, foi uma surpresa, não caiu a ficha ainda", confessou, dizendo que já está preparado para receber e ficar com o seu presente.

Por sua vez, Maicon foi surpreendido com a notícia do terceiro prêmio. "Sou representante comercial e estava atendendo um pessoal em Nova Petrópolis quando os amigos começaram a me ligar, uns estavam lá na praça, outros acompanhando pela internet", contou ele. Segundo Maicon, esta foi a primeira vez que ele ganhou um sorteio com este. "Acho que agora usei a sorte já para o resto da vida", brincou. Maicon disse que suas compras no comércio local lhe renderam muitos cupons, mas especificamente da loja pela qual foi premiado foram seis.

Mesmo que os três automóveis sejam a atração principal da campanha, para o presidente da CDL de Parobé, os ganhadores da promoção são, na verdade, todos os moradores da cidade. "O grande resultado é termos um comércio fortalecido pelo engajamento da comunidade, do poder público e do privado", destacou. Reginaldo também reforçou que esse resultado positivo gera benefícios não apenas no período de realização da campanha, mas durante todo o ano. "Principalmente em função da movimentação do comércio, da fidelização dos clientes, da geração de emprego e renda, assim como no retorno de ICMS para o município. É um círculo virtuoso", afirmou.

Segundo ele, é fundamental promover atividades que tirem as pessoas da zona de conforto e que as motive a fazer algo diferente. Tanto para fortalecer os negócios quanto para competir com a migração do consumo para outros meios. "Quando se compra aqui, se investe aqui e, assim, mantemos a rotatividade do dinheiro em nossa cidade", comenta o presidente da CDL. Além de fidelizar os clientes locais, a campanha também tem ajudado a atrair cada vez mais consumidores de toda a região. "Inclusive de Taquara, que sempre foi um polo comercial significativo, o que nos orgulha muito e nos faz perceber que o trabalho está sendo bem-feito", ponderou Reginaldo.

Realizada pela CDL, a campanha Não ande a pé, compre em Parobé contou com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e patrocínio de Gold Academia, Safe Web, Unimed, Sicoob Maxi, Jeana Móveis, Faccat – Faculdades Integradas de Taquara, Super Trevo, Power Serv, Vida Leve, Sulminas, Ieneagrama, Lords Beer, Hotel Cardoso, Instalar e Via Porto.
Cuidando da saúde mental e física em casa
O que você tem feito para manter a mente e o corpo saudáveis? Sabemos que a rotina, o ambiente de negócios e vários outros aspectos da vida dos empreendedores mudaram no último ano, por isso, a sugestão é utilizar os recursos disponíveis para cuidar da saúde e se movimentar mesmo dentro de casa. Confira a importância de adotar essas práticas e confira algumas dicas!
A pandemia e o distanciamento social com certeza alteraram significativamente o dia a dia e os negócios de muitas pessoas, fazendo com que as incertezas em decorrência desse período afetasse o estado mental dos brasileiros.
A Troposlab, empresa especializada em inovação, em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), realizou um estudo no Brasil sobre a saúde mental dos empreendedores em tempos de pandemia.
Segundo os dados obtidos, 51,1% dos empreendedores tiveram a vida afetada pela pandemia, mas que se sentem bem na maior parte do tempo. Já 24,9% dos empreendedores afirmaram que foram muito afetados. A necessidade do acompanhamento e cuidados com a saúde mental e início do uso de medicamentos, como antidepressivos, ansiolíticos ou ambos nesse período, foi relatada por 15,6% dos entrevistados.
A atenção especial, segundo os dados, vai para mulheres, jovens e pessoas que já possuem alguma condição mental. Os resultados apontam que as mulheres apresentam maior intensidade de sintomas para ansiedade (28,5%), quando comparadas aos homens (22,2%), e, também, maior índice de depressão (10,4% para mulheres e 3,4% para homens).
Alguns sintomas comuns de ansiedade são coração acelerado, dificuldade de respirar sem motivos aparentes, paralisia pelo medo e preocupação excessiva com o futuro. Vários outros podem aparecer, por isso é importante se atentar para todos os sinais do corpo.
Além dos casos clínicos de ansiedade e depressão, vale ressaltar também que se sentir desanimado, disperso e com pouca motivação nos tempos atuais não é, necessariamente, sinal de que há alguma coisa errada com a saúde mental. Sentimentos como cansaço e desalento são normais na situação atual, e está tudo bem se sentir assim às vezes.
Nesses casos, apenas devemos buscar recursos e atividades que nos levem ao bom humor, a distração, ao encontro possível e qualquer ato diferente e criativo para enfrentar o cotidiano de forma mais leve.
Dicas para fazer em casa
Com tantas mudanças e preocupações presentes no dia a dia, os aplicativos e canais do YouTube têm se tornado aliados na busca e manutenção da saúde mental e física. Investir no condicionamento físico, em técnicas de meditação, yoga, entre outras atividades, ajuda a reduzir estresse e ansiedade.
O exercício físico é o melhor “medicamento” para o bem-estar. Não é novidade que a atividade física libera dopamina e endorfina, hormônios importantes ligados ao humor, emoção e sensação de bem-estar e prazer. Na internet, é possível encontrar facilmente aulas de dança, treinos funcionais e práticas de yoga, por exemplo:
Já para ajudar a acalmar a mente e se desligar da agitação da rotina, a meditação pode ser uma boa opção. Essa técnica milenar nada mais é do que respirar conscientemente, buscando se colocar no momento presente com atenção plena, criando um estado de tranquilidade e sendo capaz de “limpar” a mente e gerar mais consciência do corpo e dos pensamentos.
Nessa mesma linha, a yoga também traz muitos benefícios. A prática combina meditação com exercício físico, e pode ser uma boa forma de começar a melhorar a respiração e concentração. Outra vantagem é que é possível fazer em qualquer lugar com um pouco de espaço e um tapete ou toalha.
Vale a pena fazer o teste e experimentar diferentes atividades para encontrar a que mais combina com a sua rotina, seu tempo disponível, a intensidade que deseja e também o espaço físico que tem em casa. E para ajudar nessa tarefa, listamos alguns dos apps e canais mais utilizados no momento.
Nike Training Club
Disponível para IOS e Android
O aplicativo traz uma grande variedade de exercícios, níveis e intensidade. Ao criar uma conta, o usuário responde um questionário para personalizar a sua experiência, podendo escolher entre treinos prontos e criar um plano individual de acordo com seu tempo e condicionamento.
Exercícios de Alongamento
Disponível para IOS e Android
Essa opção de aplicativo permite definir uma meta semanal, além de configurar lembretes e escolher o tempo de duração dos exercícios. Ele traz instruções narradas e vídeos para que o usuário possa acompanhar os movimentos. É ideal para quem trabalha muito tempo sentado e precisa alongar o corpo.
HeadSpace
Disponível para IOS e Android
Com diferentes técnicas de meditação guiada, o app possui centenas de sessões sobre saúde física, desenvolvimento pessoal, alívio da ansiedade e até para dormir melhor. Além disso, em uma parceria com a Netflix, o app lançou a série “Headspace - Meditação Guiada” com 8 episódios. Cada um apresenta uma técnica diferente de meditação e uma prática de alguns minutos como experiência.
Down Dog
Disponível para IOS e Android
O Down Dog é um dos aplicativos mais utilizados pelos praticantes de yoga em casa. Na plataforma é possível escolher o nível de dificuldade e o tempo de duração das aulas, o que torna ainda mais fácil adaptar ao seu dia a dia. Também oferece uma nova prática toda vez, para que o usuário não faça o mesmo treino repetidamente.
Roberta Gym’s Brasil
YouTube
Com mais de 1,3 milhões de inscritos, esse canal no YouTube possui uma extensa gama de exercícios físicos. É possível escolher pela parte do corpo que deseja focar, o objetivo buscado ou a intensidade do exercício. A boneca virtual faz a atividade junto, mostrando o movimento correto.
Pri Leite Yoga
YouTube
Com aulas diferentes para todos os níveis de experiência, o canal no Youtube da Pri Leite é indicado tanto para quem já pratica yoga, quanto para quem nunca praticou. É possível escolher as aulas por duração, parte do corpo, intenção e até mesmo sentimentos.


O home office veio para ficar? Mudanças e adaptações do ambiente de trabalho
Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muita coisa mudou na rotina dos brasileiros e da população de todo o mundo. Tarefas simples do dia a dia como ir para o trabalho, encontrar os amigos depois do expediente e visitar a família no final de semana, não eram mais possíveis.
A Covid-19 marcou o último ano pelo distanciamento social e, consequentemente, transformou a forma como as pessoas se relacionam, se divertem e trabalham. O escritório ou ambiente de trabalho foi parar na sala de casa, e encontrar os colegas numa pausa para o café, almoço ou happy hour são situações que deixaram de existir - pelo menos fisicamente.
No entanto, apesar de todos esses desafios e mudanças na rotina, novas possibilidades também surgiram, como o trabalho remoto, o chamado home office. E foi exatamente a partir desse ponto de vista que a cerveja Corona, juntamente com a The Summer Hunter e a Box1824, realizaram uma análise de comportamentos através de estudos e pesquisas, desenvolvendo o relatório “Anywhere Office”, ou escritório em qualquer lugar, em português, “a fim de mapear uma tendência que pode impactar positivamente na forma como nos relacionamos com o trabalho daqui para frente”.
As mudanças no local de trabalho como conhecíamos
O relatório aponta que o escritório não está mais preso ao plano físico, pois a expansão do mundo digital permite o acesso a todos os materiais e ferramentas necessárias para realizar praticamente todos os tipos de trabalho de qualquer lugar, além do acesso a reuniões, palestras, apresentações e confraternizações.

Um dos principais fatores que torna o trabalho à distância possível são as diversas plataformas digitais disponíveis hoje em dia, que permitem o compartilhamento rápido de informações e materiais, ajudam no controle de tarefas e demandas, garantem a realização de reuniões com toda a equipe ou até mesmo a empresa, entre tantas outras. Essas ferramentas possibilitam manter a integração, presença e produtividade como se os colaboradores estivessem fisicamente no escritório.
Quantidade de brasileiros que, por conta da tecnologia, conseguiu seguir trabalhando de casa com o distanciamento social:

O relatório Anywhere Office destaca ainda que trabalhar remoto não significa apenas trabalhar no quarto, na sala ou na cozinha de casa, mas também a partir de cafés, de um parque, de uma praia ou de uma casa na montanha em outra cidade. Levando em conta que a presença no escritório não é uma necessidade, todo lugar pode se tornar um espaço de trabalho.
Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, afirma que “as empresas que acreditavam que o home office não funcionava, agora sabem que funciona”.
Esse novo cenário de mudanças e adaptações, por mais radical que pareça para alguns, mostra que é possível aliar uma vida mais contemporânea e com autonomia para os trabalhadores sem a perda de produtividade e resultados para as companhias.

Ainda vai haver os que querem voltar para o escritório físico, como também aqueles que buscarão jornadas modulares, equilibrando a distância física com a presença. E, para outros, a liberdade de trabalhar 100% remoto será a única realidade.
O mais importante de toda essa reflexão é a autonomia para as pessoas escolherem o que se encaixa melhor dentro da sua vida, surgindo aqui a oportunidade de criar novos acordos em busca de equilibrar as demandas corporativas e pessoais.

Novo cenário, novas possibilidades
Outro fator apontado no relatório Anywhere Office foi as buscas contemporâneas que essa nova modalidade de trabalho possibilita.
A primeira delas é o contato com a natureza, pois devido às rotinas de trabalho nas grandes cidades, era algo muitas vezes raro. Agora, a busca por aumentar a frequência desse contato vem mudando por meio de um final de semana na praia ou uma volta no parque no meio do dia, por exemplo. A noção de como a natureza se torna parte fundamental da rotina e vida de todos cresce e atinge fortemente grande parcela da população.

Outra busca crescente é ter mais tempo com a família e amigos. Se tornou comum nos últimos anos as pessoas ficarem muito ocupadas e até mesmo sobrecarregadas com o trabalho, ficando menos com amigos e familiares. Com o distanciamento social, muitos perceberam que momentos com essas pessoas são especiais e, que a partir de agora, não serão tratados com descuido.

O relatório também aponta como uma busca importante o fato de diminuir o deslocamento e a emissão de gases poluentes. O trânsito é um dos maiores vilões da vida contemporânea, pois além de horas perdidas no deslocamento de casa ao escritório, quanto mais carros, motos e ônibus na rua, maior a emissão de poluentes na atmosfera. Com a adoção do home office e o aumento do êxodo urbano, a queda da poluição nas grandes cidades pôde ser percebida.
Pontos de atenção
Apesar de todas as vantagens e benefícios apresentados, vale ressaltar que algumas lições precisam ser aprendidas e alguns cuidados adotados juntamente com essas mudanças de comportamento e formas de se relacionar.
O relatório também destaca que a saúde mental precisa ser constantemente acompanhada, pois ficar muito tempo virtualmente pode gerar crises de ansiedade, pânico e até depressão. Além disso, o excesso de convívio familiar pode gerar atritos em diversas situações.
Por isso, o relatório alerta que ter atenção e cuidado é fundamental para essa nova modalidade de trabalho dar certo e possibilitar tirar proveito de todos os benefícios que ela pode trazer: “É um conceito que nasce para propor novas dinâmicas de trabalho. Ele chega para somar, não para ser o único caminho”.
Impulsionamento nas redes sociais: Entenda como funciona e qual a diferença para o anúncio
Além das postagens normais (chamadas orgânicas) e dos anúncios, também é possível utilizar outro recurso na hora de publicar nas redes sociais, o impulsionamento. Ele é considerado uma opção valiosa para causar impacto no público-alvo da página.
Já não é mais novidade a importância da presença digital para uma marca, e também de saber como fortalecê-la. Para isso, é preciso estar nas plataformas mais utilizadas pelos usuários, sendo visto, lembrado e estabelecendo autoridade no seu segmento de mercado.
Um recurso que pode ajudar muito nessa tarefa é o impulsionamento das publicações dentro desses canais. Com ele, é possível impactar uma audiência ainda maior, fortalecendo o reconhecimento da marca e chegando a mais pessoas.

Mas afinal, o que é impulsionamento?
O impulsionamento nas redes sociais, como Facebook e Instagram, consiste no aumento do alcance original de uma publicação. Em vez de impactar apenas um número restrito de usuários que seguem ou curtem uma página, o impulsionamento permite que a postagem seja exibida para mais possíveis interessados.
Isso ocorre porque as plataformas têm uma limitação para o tráfego orgânico, ou seja, para os acessos às postagens não pagas. Essa limitação diminui o alcance das publicações, que acabam sendo vistas por um número menor de usuários.
E como no marketing digital é preciso fazer com que a sua marca apareça, o impulsionamento é um método simples de fazer isso e potencializar as postagens, conseguindo mais reações, comentários e compartilhamentos, e não apenas dos usuários que já seguem a página, mas também de quem nunca ouviu falar sobre a sua empresa.

Diferença entre anúncio e impulsionamento
E na prática, quais são as diferenças entre criar uma campanha com anúncios e impulsionar uma publicação? A principal delas é o objetivo final. O anúncio foca nas conversões, enquanto o impulsionamento busca mais engajamento e alcance.
Geralmente, o anúncio é utilizado com um objetivo específico para determinada campanha, como vender um produto ou serviço, por exemplo. Já o impulsionamento torna uma publicação mais impactante, aumentando o seu alcance. Essa última estratégia é mais utilizada para quem busca se posicionar dentro do segmento de mercado e tornar sua marca mais conhecida.
Outra diferença é que é possível criar vários anúncios ao mesmo tempo, enquanto o impulsionamento só funciona com um post por vez. Também há diferenças nas configurações, pois o anúncio tem mais opções de segmentação, podendo ser ainda mais direcionado. E, por último, também possuem diferença na exposição, o impulsionamento vai aparecer apenas no feed e o outro pode aparecer também nas laterais.

Quais as vantagens do impulsionamento?
Todas as ferramentas possuem benefícios e podem ajudar em diferentes objetivos. Por isso é importante conhecer bem todas elas e entender qual é a mais adequada para cada momento do seu planejamento.

Mais usuários impactados
O impulsionamento tem a possibilidade de impactar mais usuários, pois, como já visto, o alcance orgânico é limitado e, por isso, alguns posts precisam ser potencializados para ter um resultado melhor. Com o impulsionamento, até mesmo quem não curte ou segue a página pode ver a publicação e conhecer um pouco mais sobre a empresa, marca, produto ou serviço.

Mais precisão no alcance
Uma publicação impulsionada não vai ser mostrada para todas as pessoas, pois é possível segmentar o impulsionamento, direcionando-o especificamente para quem realmente tem chances de se interessar pelo conteúdo.

Mais engajamento
Um dos principais desafios nas redes sociais é manter o público engajado, ou seja, curtindo, comentando, compartilhando e salvando. Ao impulsionar uma postagem, as chances de acontecer essa interação se tornam muito maiores, pois a segmentação faz com que a publicação chegue a um público que esteja mais interessado no assunto.

Fortalecimento da presença digital
Como resultado da soma de todos os fatores já citados, temos mais um benefício: a presença digital. Para se destacar e conseguir vender mais em um cenário cada vez mais competitivo, é preciso ser conhecido e reconhecido. Com mais alcance, precisão e engajamento, consequentemente, a marca começa a se estabelecer como uma autoridade dentro do segmento.
Como impulsionar uma publicação?
Depois de entender o que é impulsionamento e como ele pode ajudar na melhora dos resultados no marketing digital, agora é hora de colocar a mão na massa com algumas dicas práticas para impulsionar as publicações de forma efetiva e aproveitar os benefícios dessa ferramenta para fortalecer a presença digital da sua empresa.

Escolha da publicação: O primeiro passo é definir uma publicação que seja relevante para o seu objetivo, escolhendo o conteúdo mais indicado para impactar o público desejado.

Objetivo e o público: Para fazer a escolha e desenvolvimento do conteúdo de forma certeira, é fundamental ter bem definido qual é o objetivo do impulsionamento, ou seja, o que ele deve resultar para a sua página.
Com isso claro, deve ser selecionado o público. Essa tarefa é muito importante, pois a segmentação é o que vai garantir a eficácia do impulsionamento. Quanto melhor for a definição do público, maiores são as chances do investimento trazer o resultado esperado.
Aqui é possível escolher o público por meio da localização, sexo, idade e interesses. Então é importante também conhecer bem o seu público.

Investimento e duração: Por último é preciso fazer a definição do investimento e de quanto tempo a publicação impulsionada ficará no ar. A própria rede social oferece uma espécie de simulador para que você tenha uma ideia de quais são os recursos necessários para aumentar o alcance e gerar o impacto esperado na sua audiência.

Acompanhamento: Mesmo depois de colocar a ação no ar, o trabalho ainda não acabou. Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de monitoramento e análise dos resultados.

Então, a dica é acompanhar de perto as métricas e indicadores, principalmente aquelas relacionadas ao objetivo. Assim é possível descobrir o que funciona melhor, o que causou impacto e quais formatos não são tão eficientes. Fazer testes e adaptações é fundamental para otimizar ainda mais as ações nas redes sociais e gerar melhores resultados.
Marca Pessoal: A importância de construir a sua imagem com propósito
Você já ouviu falar em marca pessoal? Seja qual for a sua área de atuação - profissional, empreendedor, estudante, executivo ou até mesmo freelancer -, você também é uma marca. E é muito importante saber construir e gerir essa imagem pessoal, pensando principalmente em como queremos ser vistos e lembrados.
Bruna Schuck Nunes Corrêa, que é Relações Públicas, especialista em Comunicação Estratégica e Branding e Mestra em Indústria Criativa, explica que “todos nós somos, de alguma forma, uma marca pessoal”.
Quando conhecemos algo novo, por exemplo, automaticamente criamos uma impressão sobre aquilo. Nossas observações se tornam opiniões, as chamadas primeiras impressões, que estão diretamente relacionadas à imagem que temos dessa novidade.
De acordo com Bruna, “nós, de forma geral, quando pensamos em uma pessoa já realizamos uma análise, mesmo que inconsciente, por meio das experiências e situações que tivemos”. Você já ouviu a expressão “julgar o livro pela capa”? Esse é um ato intuitivo da natureza humana e também acontece em relação às pessoas. É por isso que é importante ficar atento à imagem que você está passando, seja como empresa ou profissional.
Bruna explica que “todos possuímos uma imagem uns dos outros, mas o quão positiva ela será é justamente conforme o olhar estratégico e atento a ela. Quanto mais questões positivas, melhor será a percepção da marca pessoal”. Isso quer dizer que podemos trabalhar para construir uma marca pessoal de acordo com a imagem que queremos transmitir.

Definição de marca pessoal
Assim como a marca corporativa, também existe a marca pessoal, que quer dizer ter sua imagem e identidade comunicadas intencionalmente para transmitir sua história e verdades da forma mais clara e consistente possível. Bruna define a marca pessoal como “a construção das percepções dos valores e propósitos, aquilo que é passado sobre você e como as pessoas te percebem”.
É possível construir a marca pessoal, e isso é chamado de “branding pessoal” ou “personal branding”, que é a gestão da sua marca pessoal. A mesma lógica aplicável a uma marca que deseja ser referência no mercado, é aplicada para a construção de uma marca pessoal. Por meio de planejamento, estratégias e ações de comunicação, com o principal objetivo de consolidar uma reputação.
Trabalhando esses pontos de forma estratégica é possível fazer com que sua marca pessoal se destaque e seu nome passe a ser lembrado como uma preferência e referência. Segundo Bruna, “o olhar para a marca pessoal, assim como para qualquer marca, é fundamental! É o que nos difere dos demais. Com a gestão eficaz da marca pessoal, é possível construir estratégias alinhadas e que criem cada vez mais destaque”.

Papel do propósito na construção da marca pessoal
Para construir uma marca pessoal, é preciso ter bem definido e claro qual é o seu propósito. Bruna destaca que “as marcas são construídas consciente ou inconscientemente, por isso, quanto mais consciência tiver das ações e posicionamentos, melhor e mais verdadeira será essa construção”.
É exatamente por isso que “é fundamental ter claro o seu propósito e o que deseja transmitir, qual a imagem quer que tenham da sua marca pessoal, quais mensagens quer passar, quem é o seu público, quais são seus objetivos e metas e como quer ser percebido” explica a Especialista em Comunicação Estratégica e Branding.
O branding pessoal é muito mais do que um conjunto de análises e ações estrategicamente pensadas. A gestão da sua marca está ligada ao comportamento e relacionamento, resultando da forma com que você se relaciona com seus públicos. Portanto, mais do que ter a definição clara do seu propósito, é importante saber como você transmite seu propósito, como você cria conexão, empatia e identificação com quem te acompanha.
Bruna complementa que “o propósito da marca é o que precisa estar em evidência, é por meio dele que os públicos irão gerar vínculos, conexões e parcerias. Deixando claro os objetivos, a sua missão e propósito, sua marca mostrará a verdade e a essência, por isso, a importância de ter tudo alinhado”.

Construindo e consolidando a sua marca pessoal
Tenha em mente que a construção de uma marca pessoal não é feita do dia para a noite, pois ela “é a soma de todas as ações, posicionamentos, experiências criadas, situações e forma de se comunicar. Tudo isso vai construindo a imagem da marca, como as pessoas a veem e a percebem”, explica Bruna.
O primeiro passo para começar esse processo é “perceber a importância de olhar com carinho para a sua marca pessoal, se aprofundar nela, registrar as ideias e estratégias e ler sobre assuntos que estejam de acordo com ela”.
Bruna traz a sua visão sobre contar com profissionais qualificados para ajudar nesse processo de branding pessoal, o que pode alavancar a marca: “Um dos grandes equívocos dos empreendedores é pensar que o olhar para a marca e buscar profissionais para fazer trabalhos em conjunto é apenas possível em grandes marcas. E justamente precisamos pensar de forma contrária. Foi pensando em tudo isso que pequenas marcas se tornaram grandes! Mesmo com micro, pequenas e médias empresas, é preciso pensar grande quando o assunto é marca. E não falo aqui de grandes investimentos financeiros, falo de conhecer a marca cada vez mais para comunicar e se posicionar de forma eficaz”.
Uma grande aliada nesse processo são as redes sociais, pois “possuem cada vez mais um papel importante na construção das marcas, uma vez que o seu alcance é muito grande, por atingir os públicos de forma mais rápida e com menor custo, além das diversas possibilidades de ações e estratégias que as ferramentas proporcionam”, destaca Bruna.
Além disso, ela alerta que “a sua rede social deve ser o reflexo da sua marca real, passando as mensagens por meio de imagens, conteúdos e estratégias que condizem com o propósito. Caso contrário, sua reputação estará em jogo! A presença digital nos dias de hoje não é mais um diferencial, tornou-se essencial”.
Bruna chama atenção para um ponto importante: “É preciso se adaptar às novas realidades. Isso tanto no campo da imagem da marca pessoal quanto nas vendas e propagação de produtos e serviços. Em 2021, só no Brasil, existem mais de 95 milhões de contas no Instagram. Então, ficam dois questionamentos: Se tudo hoje está voltado para as redes sociais e novas tecnologias, por que você não estaria presente? E o que te diferencia nas redes sociais para que a sua marca tenha destaque frente às demais?”.
Com essas perguntas e todas as informações destacadas aqui, é hora de começar a incluir a gestão da sua marca pessoal no dia a dia, consolidando a sua reputação e se tornando referência no seu segmento.
Equilibrando vida pessoal e profissional: o desafio da jornada do empreendedor
Não é novidade que empreender exige muita dedicação e trabalho duro. Além de dar conta das demandas do negócio, ainda é preciso conciliar a vida pessoal - o que a pandemia, o isolamento social e o home office tornaram ainda mais difícil. Isso com certeza resultou em empreendedores mais sobrecarregados, estressados e pressionados.
Luana Scholles é Mentora em Produtividade, Coach de Mulheres e Analista Comportamental, e ajuda pessoas a organizar melhor o seu tempo, equilibrando de forma saudável e produtiva a vida profissional e pessoal. Ela citou algumas das principais dificuldades que os empreendedores encontram quando o assunto é conciliar esses dois mundos.
Não conseguir colocar limite no tempo dedicado ao trabalho: Gerir uma empresa exige muita dedicação e isso faz com que a gestão do tempo se torne ainda mais complicada. “Se antes já se trabalhava muito, com os desafios econômicos atuais, a dedicação à empresa se tornou ainda maior”, explica Luana.
Não estar realmente presente quando está com a família: Naqueles raros momentos que estão com a família, não conseguem dar a devida atenção ao parceiro(a) ou filhos, pois muitas vezes ficam envolvidos em outras atividades, como tarefas domésticas ou, ainda, com a cabeça no trabalho e nos problemas.
Acreditar que trabalhar muito é o mais importante: Muitos empreendedores se dedicam tanto ao seu negócio - pois querem proporcionar uma boa educação, bens materiais, lazer - que acreditam que isso basta. Para Luana, o resultado disso pode ser percebido de diversas formas: “O nível de estresse aumenta, os problemas de saúde aparecem, aumenta a cobrança da família pela presença em casa, etc”.
Mulheres sentem ainda mais dificuldades: “É importante ressaltar que para as mulheres empreendedoras, os desafios e exigências muitas vezes se tornam ainda maiores”. Luana explica que muitas mulheres se sentem culpadas quando estão trabalhando e precisam deixar os filhos com outras pessoas. Ou então se sentem culpadas de cuidar dos filhos e da casa e não conseguir dar a devida atenção ao trabalho. “E quando exigem de si dar conta de tudo e todos, chegam à estafa física e mental, depressão, ansiedade e síndrome do pânico”, alerta.
Como conciliar tudo de forma saudável e produtiva
Mesmo com a pandemia potencializando essas dificuldades e gerando medo e instabilidade, ainda é possível conquistar um equilíbrio. Na verdade, em momentos atípicos e inseguros como esse, é ainda mais importante adotar medidas para se organizar melhor.
Luana afirma que é possível chegar lá e indica qual é o caminho. “Começa por ter clareza de quais são os pilares na vida (trabalho, família, saúde, lazer, vida social, estudo, etc), o que é realmente importante”.
A próxima etapa é “organizar a rotina com consciência, incluindo um tempo para viver cada um desses pilares”. Luana lança o desafio: “Se marcamos uma consulta no médico e comparecemos, por que não marcar na agenda um dia por semana com a família e cumprir com isso, sem desculpas?”
Para finalizar, ela destaca um ponto muito importante e que todos os empreendedores devem ter sempre em mente: “Não vamos dar conta de tudo o tempo todo. Se exigir a perfeição só vai atrapalhar”.
Dicas para se organizar melhor e ser mais produtivo
Adotando mudanças práticas e simples no dia a dia, o caminho para a conciliação das tarefas e produtividade saudável está trilhado e, aos poucos, se tornará uma realidade.
A primeira dica é ter um método de organização, pode ser agenda de papel, online ou algum aplicativo. “Os compromissos, tarefas, prazos precisam ser registrados em algum lugar e acompanhados e revisados diariamente. O nosso cérebro já fica sobrecarregado diante de tantos estímulos e tomadas de decisões, não precisa sobrecarregar ainda mais com tudo que precisa ser feito ao longo do dia”, explica Luana.
Definir o horário de trabalho também é fundamental. Além disso, diminuir os estímulos externos, evitando deixar muitas abas abertas no computador e desativando as notificações de redes sociais, por exemplo. Segundo Luana, “isso tudo tira o foco do que se está fazendo, gera estresse, procrastinação e ansiedade”.
Outra dica importante é ter pausas estratégicas ao longo do dia, intercalando períodos de foco com períodos de descanso, principalmente mental. “A cada 2 horas, fazer pausas de 10 minutos para se alongar, caminhar, tomar um café, pegar um sol. Mas nada de usar essas pausas para acessar a internet, o objetivo é liberar a mente”.
A Mentora em Produtividade também indica fazer as tarefas mais chatas o quanto antes: “todo mundo tem alguma parte do seu trabalho que não gosta de fazer e tende a procrastinar, o famoso “depois eu faço”. O problema é que o “depois” às vezes se torna semana que vem, e aquilo que poderia ser feito de forma tranquila, se torna urgente. Por isso, faça logo e se livre de uma vez. Vai proporcionar um alívio tão grande, que vai aumentar a energia para o restante do dia”.
Por último, práticas como garantir uma boa rotina de sono e se alimentar adequadamente também são importantes.
Pontos de atenção
Vale ressaltar que é preciso atenção para que essa busca constante pela produtividade não se torne um problema. Luana explica que “a produtividade excessiva pode ser uma forma de autossabotagem. Shirzad Chamine, no livro Inteligência Positiva, cita alguns perfis de sabotadores”.
O hiper-realizador é um deles. O clássico workaholic, que está sempre ocupado, gosta de estar envolvido em tudo e estar sempre “produzindo” e não se permite uma folga. Agir assim faz com que ele se sinta realizado e importante, mas também o deixa sobrecarregado, ansioso e estressado.
Já o controlador é aquele que gosta de ter controle de tudo, saber de tudo, não consegue delegar, é centralizador. Revisa tudo que é feito e também está sempre estressado e ansioso.
O insistente é o famoso perfeccionista, nada está bom o suficiente. É muito dedicado e não termina algo enquanto não está dentro do seu nível de exigência. Prefere fazer as coisas sozinho porque sabe que vai ficar bem feito. Vive se cobrando, fica irritado, estressado e ansioso.
“Esses três perfis retratam bem quando a produtividade pode estar se tornando um problema. Essas atitudes e sentimentos são um sinal de alerta”, complementa.

CDL Parobé: Há 30 anos contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da cidade
Ao completar 30 anos, a CDL de Parobé tem muito o que comemorar ao olhar para trás e contabilizar uma história de tantas conquistas, sem falar dos inúmeros desafios para chegar até aqui. Apesar de um último ano difícil, acreditamos que ele também diz muito sobre a história da CDL: a superação de desafios, a união e a capacidade de adaptação podem mover montanhas e trazer resultados incríveis.
Os momentos que marcaram a história da CDL.
Fundada em 1991, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Parobé surgiu com o objetivo de suprir as demandas dos comerciantes da cidade. Com um início difícil e recursos escassos, 20 associados começaram a busca por novas oportunidades de fomento para os seus negócios.
Atualmente, depois de 30 anos de muito trabalho, parcerias e o apoio da comunidade, a CDL se tornou a principal entidade representativa do comércio, indústria e prestação de serviços da região. Hoje conta com mais de 430 associados no município e se orgulha de contribuir não só para os interesses da classe empreendedora, mas também para a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da sua comunidade.
Maria Carolina Borges, parte da equipe administrativa da CDL desde 2019, destaca a relevância do trabalho da entidade: “Trabalhando dentro da CDL, vejo que os serviços oferecidos vão muito além do que conhecia antes, a cada dia é uma nova busca de melhoria para os empresários da nossa cidade, trabalhamos fortemente no crescimento das empresas e em benefício dos proprietários e funcionários”.
Para Laura Peres, representante comercial há quase 6 anos na entidade, o papel da CDL é muito importante para Parobé: “Hoje, trabalhando há um tempo na CDL, sinto que nosso trabalho é essencial no município, sempre em prol do desenvolvimento das empresas e de seus colaboradores”.
Tatiane Dobner, Agente de Registro de Certificado Digital na CDL desde 2019, traz a visão sobre a entidade por dois lados diferentes: “Antes de fazer parte da equipe da CDL, trabalhava no comércio e sempre que podia participava de cursos e palestras promovidos pela entidade. Sempre admirei o trabalho da CDL, procurando trazer qualificação aos seus associados, buscando novas ações para movimentar o comércio local. Hoje vejo que a CDL presta um serviço essencial, trazendo benefícios para as empresas locais associadas e seus colaboradores”.
Tudo isso só foi possível devido a cada um dos associados que apostou na CDL e contribuiu para que todos crescessem juntos. Renan Buchmann, Cirurgião Dentista e um dos primeiros associados da CDL de Parobé, também fala sobre a importância da entidade na visão do associado: “Parabéns CDL pelos trinta anos de empenho e dedicação na prestação de serviços da melhor qualidade aos seus associados, na situação de sócio número dois e muito honrado em fazer parte deste quadro, parabenizo a todos que de alguma forma colaboraram para o crescimento e sucesso desta entidade”.
Ivonete Brandão, à frente da equipe administrativa da CDL há 22 anos, destaca que entre desafios e conquistas, a maior força da entidade sempre foi a capacidade de se adaptar e superar dificuldades. “Durante toda a sua história, a CDL conseguiu enxergar a necessidade de evoluir e buscar as oportunidades para que isso ocorresse, sem ficar de braços cruzados e fortalecendo a entidade em cada período de dificuldade. Foram muitos desafios que exigiram evolução e, agora, mais do que nunca, a CDL continua atenta à necessidade de mudança e pronta para superar novos obstáculos”.
Palavra dos ex presidentes e do presidente atual
Durante esses 30 anos de história, a CDL teve o apoio e a contribuição de muitas pessoas, contando com 9 presidentes, que foram fundamentais para superar todos os desafios e concretizar tantas conquistas.
Podalyro José Trentin - Gestão: 1991 a 1995
“A CDL foi criada porque acreditávamos nas contribuições que uma entidade assim poderia trazer para o desenvolvimento dos lojistas, dos empresários e de toda a comunidade de Parobé. O início foi difícil, mas com muito trabalho e dedicação conseguimos mais apoiadores e, consequentemente, mais recursos. Foi através de muitos projetos, qualificação do comerciário e palestras motivacionais que a CDL conquistou o seu espaço e a confiabilidade que possui hoje”.
Ivã Sangiogo - Gestão: 2000 a 2002
“Um dos grandes marcos da história da CDL é a criação de campanhas de incentivo e movimentação das vendas da cidade, que surgiram com o objetivo de mostrar os benefícios de comprar na cidade, não só para os lojistas e comerciantes, mas para o desenvolvimento de todo o município. A partir dessas campanhas, conseguimos não só fazer com que os moradores de Parobé comprassem aqui, mas também atraímos consumidores das outras cidades. Para pensar essas ações e fazer a diferença e ajudar os lojistas, o mais importante é ouvir o associado para saber a necessidade dele”.
Magali Ritter - Gestão: 2003 a 2005
“Acredito que as ações com palestras foram essenciais para o crescimento da CDL, onde trouxemos pessoas com renome para a cidade. Além da contribuição dos palestrantes, também fazíamos ações com arrecadação nesses eventos, promovendo a doação de brinquedos e alimentos. Isso foi o que alavancou a CDL naquela época. Outro marco para a história da entidade são as grandes campanhas de final de ano, que até hoje incentivam a movimentação do comércio e aquecem as vendas na cidade. Vale destacar que a contribuição da CDL não é mais só sobre comércio, ela tem uma participação envolvida em toda a comunidade, está presente em todas as questões importantes do município”.
Paulo José dos Santos - Gestão: 2006 a 2007
“Poder contribuir para o crescimento da CDL foi gratificante, mas também tive muito retorno com essa parceria. Além dos aprendizados como profissional, ser presidente da CDL também foi uma experiência muito boa como pessoa. Fico feliz que durante minha gestão consegui dar minha contribuição, conseguimos trazer vários cursos, palestras e eventos importantes. É muito importante ter uma entidade como a CDL para os lojistas, ela motiva e facilita muitos processos. É fundamental ter uma entidade assim, toda cidade deveria ter”.
Moacir de Morais - Gestão: 2008 a 2011
“A minha gestão na presidência do CDL foi muito interessante também para a minha empresa, por conta das convenções, eventos e reuniões do dia a dia, me fez crescer bastante e levar aprendizados e melhorias para a minha empresa também. A CDL é fundamental para a cidade, é uma entidade respeitada e que dá muito apoio para toda a comunidade. Ela une os empresários, pois todos ficam por dentro das novidades e do que está acontecendo. A CDL ajuda a acompanhar e trocar experiências, e isso acaba expandindo o negócio de toda a cidade”.
Elci Eufrasio da Silva - Gestão: 2012 a 2014
“Além dos dois anos na presidência, eu fiz parte da diretoria da CDL por 18 anos, e só tenho a agradecer à CDL, fiz diversos cursos e palestras, aprendi muito, superei desafios e cresci como profissional e pessoa. É importante mencionar também que a CDL não seria o que é hoje sem a equipe administrativa, que auxilia sempre a diretoria e deixa tudo pronto, fornecendo o que precisamos para continuar o trabalho. Faça sol ou faça chuva, são eles que vão pra rua fazer as ações e tudo mais. É uma grande equipe que está por trás da CDL, que está sempre colaborando e ajudando os lojistas também”.
Jones Vendruscolo - Gestão: 2015 a 2020
“Ao final dos 5 anos de gestão, a sensação é de dever cumprido e de grande orgulho pelo legado deixado para as próximas gestões. A nossa CDL figura entre as maiores CDLs do estado do Rio Grande do Sul, conquistando premiações e crescimento, se tornando referência regional e promovendo o desenvolvimento econômico do nosso município e região. Figuramos entre as principais entidades da região em treinamentos voltados para o comércio, promovendo palestras, cursos, workshops, além de rodadas de negócios e cafés de integração com empresários e colaboradores. Só tenho a agradecer pela oportunidade. Meu agradecimento especial a todos os associados da CDL, entidades, clientes e fornecedores que foram nossos parceiros”.
Reginaldo Hessler - Gestão: 2021 - atual
“A história da CDL possui muitos marcos importantes e todos os presidentes tiveram desafios. Desde a fundação, acredito que o principal desafio foi a questão da inovação e tecnologia. Foram 300 anos de evolução em 30, em questão de tecnologia, direitos do consumidor, comportamento e a forma de trabalhar para os lojistas. Agora, o mais desafiador é a questão da pandemia, como ser empreendedor e lojista em um momento de crise não só financeira, mas também de saúde. Ela assusta e força as pessoas a mudarem as suas ações, atitudes e formatos, os comércios tiveram que se reinventar. A CDL tem o papel de ajudar também nesses momentos e com a cooperação e união de todos é possível ter ganhos muito maiores e prosperar em conjunto. A entidade fortalece o começo da roda para ela continuar girando e afetando outros setores. Somar fortalece e a divisão enfraquece. Então quando todos se ajudam e vão para o mesmo lado, todos ganham”.
Lares receberam as doações da campanha Adote um vovô
No dia 21 de julho o nosso presidente, Reginaldo Hessler, realizou a entrega das doações do projeto ADOTE UM VOVÔ. Foram doados Fraldas geriátricas e alimentos como: massas, biscoitos, farinha e leite, para o Lar Fênix e Lar Casa do Vovô. Agradecemos os associados que fazem suas doações mensais para ajudar esses idosos.
Saúde Emocional
O bem-estar e a saúde mental, aspectos fundamentais para a qualidade de vida, passam, impreterivelmente, pela condição de salutaridade (equilíbrio) do sistema emocional.
A emoção é componente inseparável das atividades humanas e isso clarifica ainda mais a necessidade de abandonar dicotomias entre objetividade e subjetividade, entre razão e emoção, direcionando para a perspectiva de que emoção e sentimento são elementos constitutivos dos processamentos mentais e impactam potencialmente na saúde do indivíduo e na forma como esse percebe seu entorno e se posiciona.
Programado para buscar recompensa e identificar ameaça, o cérebro humano é uma estrutura, ao mesmo tempo fascinante e intrigante, onde sistemas emocional e cognitivo se comunicam numa trama de relação interdependente e complementar. O “bombardeio” de estímulos do dia a dia é percebido pelo nosso sistema sensorial, “filtrados” pela nossa atenção, interpretados pelo nosso sistema emocional e processados de maneira mais aprimorada pelo nosso sistema cognitivo (racional).
Tudo o que sentimos, pensamos e geramos enquanto comportamento, passa por uma avaliação emocional, a qual classifica o impacto em recompensador ou punitivo/ameaçador. O que gera impacto recompensador aumenta a atividade em áreas cerebrais relacionadas ao prazer e satisfação gerando conforto, melhorando o humor, privilegiando o pensamento positivo, potencializando a criatividade, qualificando a tomada de decisão e o funcionamento social. O impacto punitivo/ameaçador não é absolutamente ruim, na medida em que prepara nosso corpo para o enfrentamento, colocando-nos numa condição de maior alerta para o perigo e motivação para a busca de soluções, que permitam atenuar e/ou eliminar a ameaça. No entanto, quando a “carga” de impacto punitivo/ameaçador ultrapassa nossa capacidade de gestão, desencadeia importantes prejuízos no funcionamento cerebral e, consequentemente, na saúde mental.
Como mensurar, então, este nível “saudável” de exposição ao estresse?
Podemos dizer que a taxa oportuna de estresse, que auxilia na maturação saudável do sistema emocional e que dá ao indivíduo maior capacidade de resiliência, tornando-o mais bem preparado para o enfrentamento de situações adversas, diz respeito a uma quantidade “alta o suficiente” para ser percebida, mas que não extrapole a capacidade de o indivíduo suportar e gerar mecanismos de enfrentamento e superação.
A saúde emocional está muito além da ausência de quadros patológicos, diz respeito a capacidade de maximizar os afetos positivos e atenuar os afetos negativos. Quanto mais tempo o cérebro estiver envolvido com estímulos que geram recompensa, prazer e satisfação, mais processamentos emocionais positivos serão desencadeados, o que aumenta a probabilidade de processamentos mentais (pensamentos) positivos, aumentando a qualidade das respostas comportamentais.
Sentimentos de satisfação e realização com a vida, geram alto impacto recompensador no cérebro e colocam o indivíduo numa condição de bem-estar e saúde mental. Por outro lado, sentimentos de tristeza e insatisfação geram impacto punitivo e ameaçador no sistema emocional, refletindo de maneira negativa no bem-estar, na saúde mental e, consequentemente, na qualidade de vida.
Assim, o sistema emocional, que alicerça os processos afetivos, dá base para o desenvolvimento e atividade das funções cognitivas, responsáveis pelos nossos pensamentos e representações mentais acerca do mundo, impactando significativamente na percepção de bem-estar e satisfação com a vida, importantes indicadores da qualidade de vida.
Ainda sob esta perspectiva, estudos produzidos por conceituados neurocientistas têm demonstrado que falar sobre nossos sonhos, definir novos objetivos, descansar após uma rotina agitada e de grande exigência, realizar exercícios de meditação, praticar o bem e realizar atividade física, reduz o estresse e coloca o sistema emocional em condição de equilíbrio.
Sob este prisma, vale a pena investir em ambientes que, por meio das interações sociais, potencializem os vínculos de afeto positivos, forneçam bom apoio social e “alimentem” o cérebro com informações e perspectivas positivas acerca da vida. O cérebro é capaz de produzir o próprio ansiolítico e o próprio antidepressivo. É preciso porém, expor o cérebro a condições ambientais que favoreçam a produção e liberação desses agentes, contribuindo assim, para a saúde emocional.

Artigo:
Guilherme Nogueira
Professor e Pesquisador na área de Neurociência.
Doação de leite Para famílias carentes
Na última segunda-feira (19) a nossa equipe fez a entrega de 43 litros de leites para famílias carentes de Parobé. Essa doação só foi possível graças a ajuda dos Associados que no Café com Associado Julino do dia 08/07 trouxeram esses donativos para ajudar as famílias mais carentes.
Fica aqui registrado o nosso muito obrigada a todos que participaram.
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