Repentinamente, as pessoas tiveram suas rotinas modificadas, se afastando de amigos, familiares e deixando de sair de casa. A pandemia obrigou o mundo todo a mudar seus hábitos.
Através deste contexto que vivemos atualmente, a preocupação com a saúde mental da população se intensificou. Além do medo de contrair a doença, a COVID-19 tem provocado sensação de insegurança em todos aspectos da vida, tanto da perspectiva coletiva quanto individual, no funcionamento diário da sociedade e principalmente modificações em suas relações interpessoais.
A saúde mental no trabalho tem preocupado gestores dos mais diversos ramos, sejam eles da indústria, do comércio ou de serviços. O impacto nos custos empresariais é alto, isso porque o colaborador deprimido tende a faltar mais, onera mais os planos de saúde e tem suas relações interpessoais afetadas, reduzindo assim sua produtividade.
É verdade que todos estamos preocupados com nossa saúde física, pois é a primeira que sofre os sintomas em casos de coronavírus, mas é preciso adotar estratégias inteligentes para não perder a cabeça e manter os sentimentos e pensamentos sob controle. A seguir, vamos compartilhar recomendações muito práticas, que servirão como medidas de prevenção de danos psicológicos decorrentes do atual momento que estamos enfrentando.
Rotina:
Mesmo em meio a tempos de distanciamento social, ter uma rotina é fundamental. Faça listas do que você precisa cumprir, dividindo entre tarefas domésticas e também profissionais, já que muitos estão adeptos ao home office. Conservar seu cotidiano semelhante aos dias de normalidade, mantendo a organização nas atividades diárias, pode ajudar a reduzir o estresse e controlar a ansiedade.
Consumo de informação
Limitar o tempo gasto acompanhando notícias sobre a pandemia. A Organização Mundial da Saúde recomenda procurar atualizações em horários definidos, apenas uma ou duas vezes por dia, em fontes de informações confiáveis e seguras. Limitar o uso das redes sociais também pode ser uma boa prática, silenciando alguns perfis e grupos que estejam sobrecarregando o feed com notícias ruins.
Saúde e bem-estar
Manter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos mesmo dentro de casa, permanecer hidratado e ter contato com a luz do sol sempre que possível. Outro fator importante é a qualidade do seu sono. Tente criar hábitos adequados na hora de dormir para que ele esteja regulado com sua rotina.
Escolha um projeto. Não precisa ser nada grandioso. Mas é interessante ter um propósito, um compromisso consigo mesmo, para não ficar com a sensação de tempo perdido.
Comunicação com amigos e familiares
Manter contato com a família e os amigos se faz muito importante neste período, podemos usar a tecnologia a nosso favor, fazendo ligações, trocado mensagens e vídeos chamadas.
Falar com pessoas próximas sobre como está se sentindo, trocar ideias, reflexões ou opiniões, pode ser de grande ajuda neste momento. Muitas pessoas já estão adotando maneiras criativas de se estar juntas, organizando reuniões ou encontros afetivos virtualmente.
Mente ativa
Em vez de só assistir problemas, desafie-se, com jogos, sudoku ou palavras cruzadas. Outra opção, é a meditação, uma técnica milenar de controle da mente que a cada dia vem ganhando mais espaço no ambiente corporativo. Um bom exemplo, são os mindfulness, que vêm sendo estudados como uma alternativa efetiva de combate à depressão e à ansiedade, pois os impactos positivos da prática recorrente aumentam a sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas psicológicos, melhorando a regulação comportamental.
Manter o pensamento positivo, tentando focar no que podemos aprender através desta situação, pode lhe beneficiar. Aproveitar este momento de reclusão social para curtir o tempo com a família, ressignificar sua relação com o lar, consigo mesmo e com o trabalho.
Pensar na organização das tarefas também é uma forma de cuidado com a saúde mental. Isso porque a desorganização pode provocar a sensação de estar perdendo o controle das coisas. O cuidado de organizar o ambiente, suas demandas domésticas e de trabalho te ajuda também a diferenciar o horário de trabalho do horário de descanso.
Para os trabalhadores que estão em home office, as atividades continuaram remotamente, de casa, ambiente este que antes era de descanso, conforto e lazer, teve de abrir espaço para suas funções empregatícias. Com isso as vidas profissionais e pessoais se misturaram em um nível diferente.
Uma estratégia para minimizar os impactos da mudança desse novo regime de trabalho, é estabelecer ritos, definir a hora de começar e terminar o turno. Ter hora para acordar, para trocar de roupa, diferenciar (se possível) um ambiente especifico para seu trabalho, separando também psicologicamente o tempo de expediente e de ficar em casa, criando padrões para minimizar o desenvolvimento de maus hábitos.
Considerando o atual cenário, fica evidente o quanto é importante que as organizações desenvolvam programas e estratégias para melhorar o bem-estar no ambiente de trabalho. Mas para conseguir isso é necessário sair do senso-comum e pensar em ações realmente efetivas, tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Lembrando que todos têm papel importante nas ações preventivas para evitar problemas de saúde mental — empregador, equipe, gestores — e no desenvolvimento de medidas de controle, sempre pensando em metas alcançáveis em tempo hábil.
Uma medida efetiva e que pode ser facilmente implementada pelas empresas, é um canal aberto. Gerando diálogos constantes e interação entre os profissionais, essa ação pode contribuir para aliviar a pressão e incertezas do dia a dia no trabalho, tornando as relações mais empáticas.
O cuidado com a saúde mental dos colaboradores reflete diretamente nos resultados. Investir na prevenção de doenças que afetam a mente é garantir a motivação e a qualidade de vida, o que é bom para os funcionários e para a empresa.
Agora, mais do que nunca, é tempo de pensarmos de que forma podemos fazer com que nossa prática, em todos os contextos de atuação, seja uma ferramenta de acolhimento e restauração, encontrando novas formas de cuidado, com o outro e consigo. Acreditamos que isso diz muito sobre nossa capacidade de nos reinventarmos diante da crise. Por isso tente seguir as recomendações compartilhadas e lembre-se de que tudo isso, em algum momento vai passar!
Artigo:
Carolina Engelmann
Psicóloga Clínica
CRP 07/33303
Daniela P R Joaquim
Psicopedagoga
Esp. Neuropsicologia
Mestranda em Psicologia
Notícias
Por que devemos ser profissionais empreendedores?
Para ser empreendedor, a palavra iniciativa precisa estar presente em todos os momentos
O momento pede uma mentalidade arrojada; mas há um problema: nem todas as empresas estão preparadas para acolher pessoas questionadoras.
Muitas são as nomenclaturas para os cargos de liderança: chefe, supervisor, coordenador, líder, gerente e diretor. Sem falar nas variações em inglês, como CEO, COO, CFO, CLO ou mesmo CIO, dependendo da área do responsável. Mas estas são apenas siglas, pois todos lideram pessoas e situações com maior ou menor nível de complexidade.
Para esses profissionais, certamente o conhecimento técnico continua sendo importante para assumir o cargo de comando. Mas a verdadeira diferença de um líder está concentrada nas suas habilidades comportamentais, também chamadas de Soft Skills.
Tenho acompanhado diversas pesquisas e estudos sobre o tema, além da minha experiência profissional, e um passo básico para ter um bom resultado na liderança é conhecer as principais qualidades de um líder. Você deve tê-las como referência –ajustando-as às suas próprias características.
A acomodação é um dos piores
problemas corporativos
Não é possível afirmar que você deverá possuir todos os atributos que o mercado demanda, mas é essencial refletir para desenvolver os que são mais significativos para conduzir projetos e times com excelência.
Um desses atributos é ser um empreendedor corporativo, que para muitas empresas pode ser um grande diferencial de carreira e em outras uma barreira para o crescimento.
Esse é ponto crítico nos dias de hoje. Muito embora as organizações digam que seus líderes têm de ser empreendedores, na prática isso nem sempre é verdade. Você deve perceber se a cultura da companhia é aberta ou não a quem ousa e desafia o status quo.
E, apesar da tendência do empreendedorismo corporativo ter chegado para ficar, o profissional deve ter atenção a sua aplicação. Para ser empreendedor, a palavra iniciativa precisa estar presente em todos os momentos. Mas, em algumas empresas, “se você achar muito em pouco tempo, ninguém te achará mais na empresa”. Ou seja, questionar é malvisto. Por isso, é necessário observar o ritmo da companhia para não ser demitido ou mesmo ser colocado em funções com menos expressão por ter um espírito empreendedor.
Temos que repensar esse modelo e valorizar os profissionais empreendedores.
Por isso, se você tem esta característica, procure um lugar onde consiga aplicá-la. Encontrar negócios e chefes para apoiá-lo na aprovação e implementação de seus projetos é fundamental.
A acomodação é um dos piores problemas corporativos. Quando somada à insegurança, o caos está armado. É comum escutarmos de alguns trabalhadores que eles têm 25 anos de atuação, mas na prática um ano de experiência e 24 anos de repetição daquilo que aprenderam no primeiro ano de carreira.
Temos que repensar esse modelo e valorizar os profissionais empreendedores. Conheço pessoas que entram em uma empresa e onde quer que estejam alocadas realizam projetos diferenciados. Transformam uma pequena área em algo de destaque e percebem a importância das alianças internas. Por isso, você deve lutar internamente e soltar seu lado empreendedor. Aquele profissional que possui novas ideias, que agrega valor e as coloca em prática, tem de ser reverenciado pela organização – ou, então, sair dela em busca de um ambiente que valorize quem tem iniciativa e vontade de mudar.
Artigo Professor Armando Lourenzo
Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos pela FEA/USP. Diretor da Ernst Young University. Presidente do Instituto da Ernst & Young. Professor da FIA, USP e Casa do Saber. Colunista da revista Você SA (versão digital) e da Blue Print. Mentor da revista Exame. Autor de livros e artigos na área de negócios. Pesquisador na USP.
O momento pede uma mentalidade arrojada; mas há um problema: nem todas as empresas estão preparadas para acolher pessoas questionadoras.
Muitas são as nomenclaturas para os cargos de liderança: chefe, supervisor, coordenador, líder, gerente e diretor. Sem falar nas variações em inglês, como CEO, COO, CFO, CLO ou mesmo CIO, dependendo da área do responsável. Mas estas são apenas siglas, pois todos lideram pessoas e situações com maior ou menor nível de complexidade.
Para esses profissionais, certamente o conhecimento técnico continua sendo importante para assumir o cargo de comando. Mas a verdadeira diferença de um líder está concentrada nas suas habilidades comportamentais, também chamadas de Soft Skills.
Tenho acompanhado diversas pesquisas e estudos sobre o tema, além da minha experiência profissional, e um passo básico para ter um bom resultado na liderança é conhecer as principais qualidades de um líder. Você deve tê-las como referência –ajustando-as às suas próprias características.
A acomodação é um dos piores
problemas corporativos
Não é possível afirmar que você deverá possuir todos os atributos que o mercado demanda, mas é essencial refletir para desenvolver os que são mais significativos para conduzir projetos e times com excelência.
Um desses atributos é ser um empreendedor corporativo, que para muitas empresas pode ser um grande diferencial de carreira e em outras uma barreira para o crescimento.
Esse é ponto crítico nos dias de hoje. Muito embora as organizações digam que seus líderes têm de ser empreendedores, na prática isso nem sempre é verdade. Você deve perceber se a cultura da companhia é aberta ou não a quem ousa e desafia o status quo.
E, apesar da tendência do empreendedorismo corporativo ter chegado para ficar, o profissional deve ter atenção a sua aplicação. Para ser empreendedor, a palavra iniciativa precisa estar presente em todos os momentos. Mas, em algumas empresas, “se você achar muito em pouco tempo, ninguém te achará mais na empresa”. Ou seja, questionar é malvisto. Por isso, é necessário observar o ritmo da companhia para não ser demitido ou mesmo ser colocado em funções com menos expressão por ter um espírito empreendedor.
Temos que repensar esse modelo e valorizar os profissionais empreendedores.
Por isso, se você tem esta característica, procure um lugar onde consiga aplicá-la. Encontrar negócios e chefes para apoiá-lo na aprovação e implementação de seus projetos é fundamental.
A acomodação é um dos piores problemas corporativos. Quando somada à insegurança, o caos está armado. É comum escutarmos de alguns trabalhadores que eles têm 25 anos de atuação, mas na prática um ano de experiência e 24 anos de repetição daquilo que aprenderam no primeiro ano de carreira.
Temos que repensar esse modelo e valorizar os profissionais empreendedores. Conheço pessoas que entram em uma empresa e onde quer que estejam alocadas realizam projetos diferenciados. Transformam uma pequena área em algo de destaque e percebem a importância das alianças internas. Por isso, você deve lutar internamente e soltar seu lado empreendedor. Aquele profissional que possui novas ideias, que agrega valor e as coloca em prática, tem de ser reverenciado pela organização – ou, então, sair dela em busca de um ambiente que valorize quem tem iniciativa e vontade de mudar.
Artigo Professor Armando Lourenzo
Doutor em Administração e Mestre em Recursos Humanos pela FEA/USP. Diretor da Ernst Young University. Presidente do Instituto da Ernst & Young. Professor da FIA, USP e Casa do Saber. Colunista da revista Você SA (versão digital) e da Blue Print. Mentor da revista Exame. Autor de livros e artigos na área de negócios. Pesquisador na USP.
Tendências globais e regionais para empreender no pós-pandemia
Recentemente publicado pela consultoria Frost&Sullivan, um estudo sobre as tendências que surgirão como resultado da pandemia da covid-19 apontou nove questões que deverão orientar os negócios em todos os setores. Como já era de se esperar, a tecnologia de ponta faz parte dos diversos movimentos identificados pela consultoria. Entre elas estão: a vida conectada, o trabalho conectado, a saúde digital, o equilíbrio geopolítico, o aumento das capacidades humanas, a automação em operações, as cidades inteligentes, a otimização da cadeia de suprimentos e os avanços tecnológicos.
Em relação à vida conectada, a adoção de serviços sem contato deve acelerar os mercados de automação residencial, ao mesmo tempo em que soluções de segurança e tecnologia ativadas por voz serão cada vez mais comuns. Enquanto isso, a partir da consolidação do trabalho remoto, evidenciará a necessidade de manter informações e projetos armazenados na nuvem, além da demanda crescente por Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS). Outro setor que ganhou força na internet a partir do covid-19 foi a saúde digital, que provou ser possível investir na disrupção e praticar a prestação de serviços aliados à telemedicina e aos “cuidados robóticos”. Nesse contexto, o aumento das capacidades humanas ganha cada vez mais espaço, puxado pelo mercado de análise comportamental, que deve aprimorar os setores de saúde, serviços financeiros e outros, e deve atingir US$ 3 bilhões em receita em 2030, contra US$ 230 milhões em 2019.
Já para manter o fluxo comercial, garantir o abastecimento de produtos essenciais e aumentar a confiança na economia global, as parcerias entre países poderão se tornar mais comuns. Além disso, o foco em automação em operações vai impulsionar a demanda por soluções de gerenciamento remoto de ativos, e os provedores de serviço se concentrarão em estratégias de gerenciamento de dados e modelos de negócios baseados em dados. Por sua vez, a abordagem das cidades inteligentes deve trazer oportunidades de negócios significativas, com um valor de mercado de US$ 2,46 trilhões até 2025. Enquanto isso, a disrupção mais radical deve ser percebida na indústria da cadeia de suprimentos, a partir da criação de inovações com realidade aumentada, realidade virtual, robótica avançada, rastreamento de estoque em tempo real e explorando como a impressão 3D. Para completar, a preparação para pandemias futuras irá acelerar a implantação de soluções de inteligência artificial (IA).
Tendências regionais
Diante de um cenário global, é possível aproveitar essas tendências e aplicá-las com foco regional e local. Para isso, muitas vezes, bastam pequenas adaptações que levem em conta a realidade de cada público. Nesse sentido, contar com uma loja virtual para somar às vendas de uma loja física é um importante modo de acelerar a digitalização da empresa e recuperar o crescimento econômico. Então, resta ao empreendedor conhecer bem o seu cliente e ter condições de se antecipar às demandas, conseguir gerar valor a partir da economia digital e aumentar seus ecossistemas, bem como ampliar a automação de suas operações para oferecer mais opções de autoatendimento.
Em relação à vida conectada, a adoção de serviços sem contato deve acelerar os mercados de automação residencial, ao mesmo tempo em que soluções de segurança e tecnologia ativadas por voz serão cada vez mais comuns. Enquanto isso, a partir da consolidação do trabalho remoto, evidenciará a necessidade de manter informações e projetos armazenados na nuvem, além da demanda crescente por Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS). Outro setor que ganhou força na internet a partir do covid-19 foi a saúde digital, que provou ser possível investir na disrupção e praticar a prestação de serviços aliados à telemedicina e aos “cuidados robóticos”. Nesse contexto, o aumento das capacidades humanas ganha cada vez mais espaço, puxado pelo mercado de análise comportamental, que deve aprimorar os setores de saúde, serviços financeiros e outros, e deve atingir US$ 3 bilhões em receita em 2030, contra US$ 230 milhões em 2019.
Já para manter o fluxo comercial, garantir o abastecimento de produtos essenciais e aumentar a confiança na economia global, as parcerias entre países poderão se tornar mais comuns. Além disso, o foco em automação em operações vai impulsionar a demanda por soluções de gerenciamento remoto de ativos, e os provedores de serviço se concentrarão em estratégias de gerenciamento de dados e modelos de negócios baseados em dados. Por sua vez, a abordagem das cidades inteligentes deve trazer oportunidades de negócios significativas, com um valor de mercado de US$ 2,46 trilhões até 2025. Enquanto isso, a disrupção mais radical deve ser percebida na indústria da cadeia de suprimentos, a partir da criação de inovações com realidade aumentada, realidade virtual, robótica avançada, rastreamento de estoque em tempo real e explorando como a impressão 3D. Para completar, a preparação para pandemias futuras irá acelerar a implantação de soluções de inteligência artificial (IA).
Tendências regionais
Diante de um cenário global, é possível aproveitar essas tendências e aplicá-las com foco regional e local. Para isso, muitas vezes, bastam pequenas adaptações que levem em conta a realidade de cada público. Nesse sentido, contar com uma loja virtual para somar às vendas de uma loja física é um importante modo de acelerar a digitalização da empresa e recuperar o crescimento econômico. Então, resta ao empreendedor conhecer bem o seu cliente e ter condições de se antecipar às demandas, conseguir gerar valor a partir da economia digital e aumentar seus ecossistemas, bem como ampliar a automação de suas operações para oferecer mais opções de autoatendimento.
Empresário, você está buscando informação para melhorar o seu negócio?
Então invista no podcast, uma ferramenta gratuita de inspiração e desenvolvimento
Para diferenciar sua empresa no mercado e manter sua marca relevante para os consumidores diante dos concorrentes, é fundamental investir em boa gestão e desenvolvimento profissional. Assim, quem consegue aprender mais e de forma rápida é capaz de sair na frente e garantir as melhores vantagens. Porém, com tantas questões práticas para se preocupar e resolver no dia a dia, muitas vezes faltam tempo e oportunidades para investir em treinamentos e capacitações. Diante disso, um novo formato de mídia que está em ampla ascensão pode ser extremamente útil como fonte de aprendizado e atualização para empreendedores. Sobretudo por se tratar de uma ferramenta gratuita.
Muito semelhante a um programa de rádio, o podcast é um conteúdo de áudio disponibilizado pela internet. Apesar de não ser ao vivo, o material é criado sob demanda e pode ser acessado pelos usuários a partir de sites e agregadores de conteúdo. Ou seja, aquelas plataformas de streaming especializadas ou que reúnem diferentes tipos de mídia. É o caso do Youtube, Spotify, Google podcasts, Deezer, Castbox, SoundCloud, WeCast, TuneIn e Apple Podcasts, por exemplo.
Produzidos com diferentes propostas, os podcasts oferecem uma grande diversidade de temas, os quais são abordados em monólogos ou em discussões que envolvem duas ou mais pessoas. São notícias, entrevistas, esportes, política, artes, causas sociais, gestão, empreendedorismo e muito mais. Dessa forma, os podcast estão conquistando cada vez mais espaço dentro da rotina dos brasileiros. Afinal, o conteúdo de áudio permite incluir muito mais produtividade ao cotidiano. Pois, ao mesmo tempo em que você escuta um podcast, pode cumprir diversas outras atividades. Como fazer um exercício físico ou uma tarefa doméstica, por exemplo. Outra possibilidade é aproveitar aquele período durante o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa ou até mesmo ouvir enquanto toma banho. Por que não?
A qualquer hora e lugar
Um dos principais motivos que justificam a rápida popularização do podcast é o fato dele poder ser acessado a qualquer hora e lugar. Visto que, diferentemente de outros conteúdos, ele não exige atenção exclusiva, uma vez que dispensa a necessidade de leitura e da visualização de imagens. Logo, basta preparar a caixinha de som bluetooth, os fones de ouvido ou simplesmente apertar o play em seu smartphone, tablet, computador ou smart TV.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Deezer, os brasileiros têm dedicado até uma hora por dia para ouvir e explorar estes conteúdos em áudio. Além disso, somente em 2019, o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil, segundo o mesmo estudo. Contudo, a vasta oferta de produções tem transformado a escolha do que ouvir num verdadeiro desafio. Por isso, o melhor jeito de descobrir o formato que mais combina com seu perfil é testar diferentes fontes de conteúdo. Então, experimente começar com estas dicas:
3 Podcasts para inspirar seus negócios
1. ResumoCast
Com a ampla produção literária voltada ao mundo dos negócios, manter sua lista de leitura em dia não deve ser uma tarefa fácil. Porém, a equipe do ResumoCast tem a solução para otimizar esta jornada. Afinal, o podcast brasileiro oferece um modo rápido e prático de absorver os principais conceitos de gestão e empreendedorismo que são abordados nos principais best-sellers do gênero. Com episódios semanais, o Resumocast é produzido e apresentado em forma de debate por Gustavo Carriconde (em Dubai), Rafael Pires (em São Paulo) e Arnaldo Neto (no Rio de Janeiro) e, assim, traz um resumo otimizado sobre as obras mais relevantes da atualidade.
No ar desde 2016, os podcasts deste trio estão na terceira temporada e já foram baixados mais de 15 milhões de vezes. Disponíveis de modo offline e online, os episódios podem ser acessados diretamente pelo site do ResumoCast (https://www.resumocast.com.br/blog), por meio de serviços de streaming como Spotify e Apple Podcasts, e por seu canal no Youtube. Aliás, na plataforma de vídeos, o ResumoCast traz materiais complementares, como animações, lives, entrevistas e webinários. Além disso, há também o ResumoCast NEWS, que semanalmente reúne as notícias mais relevantes sobre negócios, oportunidades, startups, tendências e inovação.
Entre os livros discutidos nos episódios mais recentes do ResumoCast estão títulos como Independência Financeira e Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki; De Zero a Um, de Peter Thiel; A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown, e Faça Simples, de Gustavo Caetano.
2. Café com ADM
Destacado entre os melhores podcasts de negócios, o Café com ADM é apresentado por Leandro Vieira, CEO do site Administradores.com. Em seu quarto ano de exibição, já ultrapassou a marca de 200 episódios e envolve temas como negócios, gestão, empreendedorismo e inovação. Produzido no formato de entrevista, o Café com ADM traz ótimas discussões com alguns dos maiores especialistas e empreendedores do Brasil. Entre eles, João Kepler (investidor, escritor e palestrante), Augusto Cury (médico e autor da Teoria da Inteligência Multifocal) e Bruno Diniz (um dos maiores especialistas brasileiros em fintechs).
Com mais de 70 milhões de downloads, o Café com ADM pode ser acessado diretamente pelo site https://administradores.com.br/podcast/, assim como por diversas plataformas de streaming como Spotify, PodBean, Apple Podcasts, Google Podcasts e pelo canal Portal Administradores no Youtube.
3. Day 1
Baseado no maior evento de histórias empreendedoras do Brasil, o Day 1 é capaz de garantir a inspiração necessária para alavancar o sucesso nos negócios. Afinal, o podcast traz exemplos de empreendedores para empreendedores por meio de uma parceria entre Endeavor e Deezer. Ou seja, os episódios apresentam os melhores cases e combinam entrevistas exclusivas com os executivos e o áudio original de suas palestras. Dessa forma são compartilhados tropeços, dificuldades, incertezas e momentos de virada. Conforme a própria Endeavor, em 9 anos se somam 85 histórias contadas com periodicidade quinzenal, chegando a 10 milhões de visualizações.
4. Mais algumas sugestões
Além dos 3 podcasts já citados, outras produções como Like a Boss, de Rodrigo Dantas (Vindi) e Paulo Silveira (Grupo Caelum Alura); Man in the Arena, de Leo Kuba (inkuba), Miguel Cavalcanti (AgroTalento) e In Hsieh (CBIPA), e Direto das Trincheiras, de Ricardo Jordão Magalhães (BIZREVOLUTION), também merecem sua atenção! Então, “som na caixa!”.
Para diferenciar sua empresa no mercado e manter sua marca relevante para os consumidores diante dos concorrentes, é fundamental investir em boa gestão e desenvolvimento profissional. Assim, quem consegue aprender mais e de forma rápida é capaz de sair na frente e garantir as melhores vantagens. Porém, com tantas questões práticas para se preocupar e resolver no dia a dia, muitas vezes faltam tempo e oportunidades para investir em treinamentos e capacitações. Diante disso, um novo formato de mídia que está em ampla ascensão pode ser extremamente útil como fonte de aprendizado e atualização para empreendedores. Sobretudo por se tratar de uma ferramenta gratuita.
Muito semelhante a um programa de rádio, o podcast é um conteúdo de áudio disponibilizado pela internet. Apesar de não ser ao vivo, o material é criado sob demanda e pode ser acessado pelos usuários a partir de sites e agregadores de conteúdo. Ou seja, aquelas plataformas de streaming especializadas ou que reúnem diferentes tipos de mídia. É o caso do Youtube, Spotify, Google podcasts, Deezer, Castbox, SoundCloud, WeCast, TuneIn e Apple Podcasts, por exemplo.
Produzidos com diferentes propostas, os podcasts oferecem uma grande diversidade de temas, os quais são abordados em monólogos ou em discussões que envolvem duas ou mais pessoas. São notícias, entrevistas, esportes, política, artes, causas sociais, gestão, empreendedorismo e muito mais. Dessa forma, os podcast estão conquistando cada vez mais espaço dentro da rotina dos brasileiros. Afinal, o conteúdo de áudio permite incluir muito mais produtividade ao cotidiano. Pois, ao mesmo tempo em que você escuta um podcast, pode cumprir diversas outras atividades. Como fazer um exercício físico ou uma tarefa doméstica, por exemplo. Outra possibilidade é aproveitar aquele período durante o trajeto de casa para o trabalho e vice-versa ou até mesmo ouvir enquanto toma banho. Por que não?
A qualquer hora e lugar
Um dos principais motivos que justificam a rápida popularização do podcast é o fato dele poder ser acessado a qualquer hora e lugar. Visto que, diferentemente de outros conteúdos, ele não exige atenção exclusiva, uma vez que dispensa a necessidade de leitura e da visualização de imagens. Logo, basta preparar a caixinha de som bluetooth, os fones de ouvido ou simplesmente apertar o play em seu smartphone, tablet, computador ou smart TV.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Deezer, os brasileiros têm dedicado até uma hora por dia para ouvir e explorar estes conteúdos em áudio. Além disso, somente em 2019, o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil, segundo o mesmo estudo. Contudo, a vasta oferta de produções tem transformado a escolha do que ouvir num verdadeiro desafio. Por isso, o melhor jeito de descobrir o formato que mais combina com seu perfil é testar diferentes fontes de conteúdo. Então, experimente começar com estas dicas:
3 Podcasts para inspirar seus negócios
1. ResumoCast
Com a ampla produção literária voltada ao mundo dos negócios, manter sua lista de leitura em dia não deve ser uma tarefa fácil. Porém, a equipe do ResumoCast tem a solução para otimizar esta jornada. Afinal, o podcast brasileiro oferece um modo rápido e prático de absorver os principais conceitos de gestão e empreendedorismo que são abordados nos principais best-sellers do gênero. Com episódios semanais, o Resumocast é produzido e apresentado em forma de debate por Gustavo Carriconde (em Dubai), Rafael Pires (em São Paulo) e Arnaldo Neto (no Rio de Janeiro) e, assim, traz um resumo otimizado sobre as obras mais relevantes da atualidade.
No ar desde 2016, os podcasts deste trio estão na terceira temporada e já foram baixados mais de 15 milhões de vezes. Disponíveis de modo offline e online, os episódios podem ser acessados diretamente pelo site do ResumoCast (https://www.resumocast.com.br/blog), por meio de serviços de streaming como Spotify e Apple Podcasts, e por seu canal no Youtube. Aliás, na plataforma de vídeos, o ResumoCast traz materiais complementares, como animações, lives, entrevistas e webinários. Além disso, há também o ResumoCast NEWS, que semanalmente reúne as notícias mais relevantes sobre negócios, oportunidades, startups, tendências e inovação.
Entre os livros discutidos nos episódios mais recentes do ResumoCast estão títulos como Independência Financeira e Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki; De Zero a Um, de Peter Thiel; A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown, e Faça Simples, de Gustavo Caetano.
2. Café com ADM
Destacado entre os melhores podcasts de negócios, o Café com ADM é apresentado por Leandro Vieira, CEO do site Administradores.com. Em seu quarto ano de exibição, já ultrapassou a marca de 200 episódios e envolve temas como negócios, gestão, empreendedorismo e inovação. Produzido no formato de entrevista, o Café com ADM traz ótimas discussões com alguns dos maiores especialistas e empreendedores do Brasil. Entre eles, João Kepler (investidor, escritor e palestrante), Augusto Cury (médico e autor da Teoria da Inteligência Multifocal) e Bruno Diniz (um dos maiores especialistas brasileiros em fintechs).
Com mais de 70 milhões de downloads, o Café com ADM pode ser acessado diretamente pelo site https://administradores.com.br/podcast/, assim como por diversas plataformas de streaming como Spotify, PodBean, Apple Podcasts, Google Podcasts e pelo canal Portal Administradores no Youtube.
3. Day 1
Baseado no maior evento de histórias empreendedoras do Brasil, o Day 1 é capaz de garantir a inspiração necessária para alavancar o sucesso nos negócios. Afinal, o podcast traz exemplos de empreendedores para empreendedores por meio de uma parceria entre Endeavor e Deezer. Ou seja, os episódios apresentam os melhores cases e combinam entrevistas exclusivas com os executivos e o áudio original de suas palestras. Dessa forma são compartilhados tropeços, dificuldades, incertezas e momentos de virada. Conforme a própria Endeavor, em 9 anos se somam 85 histórias contadas com periodicidade quinzenal, chegando a 10 milhões de visualizações.
4. Mais algumas sugestões
Além dos 3 podcasts já citados, outras produções como Like a Boss, de Rodrigo Dantas (Vindi) e Paulo Silveira (Grupo Caelum Alura); Man in the Arena, de Leo Kuba (inkuba), Miguel Cavalcanti (AgroTalento) e In Hsieh (CBIPA), e Direto das Trincheiras, de Ricardo Jordão Magalhães (BIZREVOLUTION), também merecem sua atenção! Então, “som na caixa!”.
Certificação digital
A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam realizadas de forma a evitar que adulterações, captura de informações privadas ou outros tipos de ações indevidas ocorram. Funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominado assinatura digital.
A assinatura digital é um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, mais precisamente, de chaves criptográficas, ou um conjunto de bits, baseado em um determinado algoritmo capaz de cifrar e decifrar informações. E a assinatura digital encontra-se inserida no certificado digital.
Tecnicamente, o certificado digital consiste em um arquivo eletrônico, emitido por uma Autoridade Certificadora, que é responsável por verificar a identidade do titular antes de realizar a certificação e emitir o certificado. É uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual e possibilita garantir, sem sombra de dúvidas, a identidade de um indivíduo ou de empresa, sem necessidade de apresentação presencial.
O certificado digital é muito útil para assinatura de documentos, pois ele contém a assinatura digital que identifica o seu titular. E a assinatura, através do certificado digital, imprime autenticidade em transações online e outras funcionalidades. Com essa tecnologia, é possível identificar cada usuário, além de cada documento autenticado, mesmo à distância.Tem plena validade jurídica e garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet.
Ou seja, o certificado digital dispensa a assinatura física em documentos, reduzindo custos com burocracia, impressão de documentos e taxas de cartórios. Para isso, ele foi desenvolvido de maneira a reproduzir as mesmas características jurídicas dos documentos tradicionais.
E-CPF
A obtenção do e-CPF também é feita através da certificação digital e funciona vinculado ao CPF da pessoa física.
É imprescindível para empresários que sejam sócios administradores de suas empresas, para que seja possível assinar a escrituração contábil e fiscal da empresa (SPED Contábil e Fiscal – EFD e ECD), para assinar contratos de câmbio à exportação e para acessar o Siscomex.
Mas, é igualmente necessário para empregadores domésticos e profissionais liberais que tenham empregados, considerando que todo o registro e movimentação de contas de FGTS é feito através do uso de assinatura digital do empregador.
Já para profissionais liberais mesmo que não sejam empregadores, o e-CPF é de extrema importância para advogados, considerando a virtualização dos processos junto à Justiça Federal e Justiça do Trabalho, além dos Juizados Especiais Cíveis, na Justiça Estadual.
Também mostra-se muito importante para médicos e outros profissionais de saúde, posto que a utilização deste sistema lhes permite assinar prontuários eletrônicos, para declarar o DMED (declaração de serviços médicos e de saúde), utilizar o TISS (troca de informações de saúde suplementar), que estabelece um padrão para troca de informações entre os prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde e assinar solicitações junto ao SISREL (sistema de ressarcimento eletrônico do SUS).
Finalmente, o e-CPF também se mostra de suma importância àqueles que pretendam participar de licitações junto à Administração Pública Federal, para acessar o Portal de Compras do Governo Federal. Porém, mesmo para aquelas pessoas físicas que não se encontrem obrigadas a aquisição do certificado digital, é bastante interessante que o façam. Com o e-CPF, a apresentação de declarações de imposto de renda fica facilitada, porque ao ser acessado o formulário da declaração do IR, ele é pré-preenchido com as informações existentes na base de dados da Receita Federal, inclusive em relação a serviços médicos utilizados e a dados financeiros, o que torna difícil a ocorrência de erros.
Por outro lado, com a chegada da carteira de habilitação digital, a utilização de e-CPF possibilita o acesso a serviços do Detran de forma mais rápida e segura, como por exemplo, para obter documentos sem precisar deslocar-se até uma unidade do Detran. Além disso, em caso de perda, pode-se recuperar eletronicamente a CNH, sem necessidade de ir ao Detran.
Finalmente, é importante destacar que existem apenas cinco atos legais que não podem ser feitos com o uso de certificado digital, que são, a comunicação de nascimento, a comunicação de óbito, o casamento, o divórcio/separação e a compra ou venda de imóvel por escritura pública.
Qualquer outra declaração ou contrato podem ser feitos através da utilização de assinatura digital, inclusive transações bancárias, sem necessidade de reconhecimento de assinatura em Tabelionato.
Sem dúvida, trata-se de uma inovação importante, que concede muito mais segurança jurídica ao dia a dia de todos nós.
Artigo Jurídico
Magali Flocke Hack
Assessora Jurídica
da CDL.
A assinatura digital é um mecanismo eletrônico que faz uso de criptografia, mais precisamente, de chaves criptográficas, ou um conjunto de bits, baseado em um determinado algoritmo capaz de cifrar e decifrar informações. E a assinatura digital encontra-se inserida no certificado digital.
Tecnicamente, o certificado digital consiste em um arquivo eletrônico, emitido por uma Autoridade Certificadora, que é responsável por verificar a identidade do titular antes de realizar a certificação e emitir o certificado. É uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas. Equivale a uma carteira de identidade do mundo virtual e possibilita garantir, sem sombra de dúvidas, a identidade de um indivíduo ou de empresa, sem necessidade de apresentação presencial.
O certificado digital é muito útil para assinatura de documentos, pois ele contém a assinatura digital que identifica o seu titular. E a assinatura, através do certificado digital, imprime autenticidade em transações online e outras funcionalidades. Com essa tecnologia, é possível identificar cada usuário, além de cada documento autenticado, mesmo à distância.Tem plena validade jurídica e garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet.
Ou seja, o certificado digital dispensa a assinatura física em documentos, reduzindo custos com burocracia, impressão de documentos e taxas de cartórios. Para isso, ele foi desenvolvido de maneira a reproduzir as mesmas características jurídicas dos documentos tradicionais.
E-CPF
A obtenção do e-CPF também é feita através da certificação digital e funciona vinculado ao CPF da pessoa física.
É imprescindível para empresários que sejam sócios administradores de suas empresas, para que seja possível assinar a escrituração contábil e fiscal da empresa (SPED Contábil e Fiscal – EFD e ECD), para assinar contratos de câmbio à exportação e para acessar o Siscomex.
Mas, é igualmente necessário para empregadores domésticos e profissionais liberais que tenham empregados, considerando que todo o registro e movimentação de contas de FGTS é feito através do uso de assinatura digital do empregador.
Já para profissionais liberais mesmo que não sejam empregadores, o e-CPF é de extrema importância para advogados, considerando a virtualização dos processos junto à Justiça Federal e Justiça do Trabalho, além dos Juizados Especiais Cíveis, na Justiça Estadual.
Também mostra-se muito importante para médicos e outros profissionais de saúde, posto que a utilização deste sistema lhes permite assinar prontuários eletrônicos, para declarar o DMED (declaração de serviços médicos e de saúde), utilizar o TISS (troca de informações de saúde suplementar), que estabelece um padrão para troca de informações entre os prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde e assinar solicitações junto ao SISREL (sistema de ressarcimento eletrônico do SUS).
Finalmente, o e-CPF também se mostra de suma importância àqueles que pretendam participar de licitações junto à Administração Pública Federal, para acessar o Portal de Compras do Governo Federal. Porém, mesmo para aquelas pessoas físicas que não se encontrem obrigadas a aquisição do certificado digital, é bastante interessante que o façam. Com o e-CPF, a apresentação de declarações de imposto de renda fica facilitada, porque ao ser acessado o formulário da declaração do IR, ele é pré-preenchido com as informações existentes na base de dados da Receita Federal, inclusive em relação a serviços médicos utilizados e a dados financeiros, o que torna difícil a ocorrência de erros.
Por outro lado, com a chegada da carteira de habilitação digital, a utilização de e-CPF possibilita o acesso a serviços do Detran de forma mais rápida e segura, como por exemplo, para obter documentos sem precisar deslocar-se até uma unidade do Detran. Além disso, em caso de perda, pode-se recuperar eletronicamente a CNH, sem necessidade de ir ao Detran.
Finalmente, é importante destacar que existem apenas cinco atos legais que não podem ser feitos com o uso de certificado digital, que são, a comunicação de nascimento, a comunicação de óbito, o casamento, o divórcio/separação e a compra ou venda de imóvel por escritura pública.
Qualquer outra declaração ou contrato podem ser feitos através da utilização de assinatura digital, inclusive transações bancárias, sem necessidade de reconhecimento de assinatura em Tabelionato.
Sem dúvida, trata-se de uma inovação importante, que concede muito mais segurança jurídica ao dia a dia de todos nós.
Artigo Jurídico
Magali Flocke Hack
Assessora Jurídica
da CDL.
Invista na ergonomia como ferramenta de bem-estar no trabalho
A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o/a trabalhador/a e o seu ambiente de trabalho, e busca desenvolver a melhor maneira de executar um serviço, a utilização dos recursos mais apropriados, a organização dos procedimentos e do local de trabalho, assim como o uso correto e a manutenção dos equipamentos necessários à execução das tarefas, de modo a proteger a integridade física e mental do/a trabalhador/a.
Nesse sentido a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) sugere que a ergonomia tem como objetivo modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existente às características, habilidades e limitações das pessoas, com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.
Um aspecto importante da Ergonomia é o posto de trabalho; suas ferramentas e elementos devem estar de acordo com as dimensões físicas do ocupante do posto, pois, a inadequação antropométrica produz um desequilíbrio postural expondo o/a trabalhador/a à posições desconfortáveis, repetitividade dos gestos, maior esforço despendido, fatores causais das doenças ocupacionais (Vidal, 2010).
DICAS ERGONÔMICAS
São muito comuns as queixas de dores por conta da má postura e após os afazeres domésticos do dia a dia, principalmente ao arrumar e limpar a casa, lavar as roupas e estendê-las no varal. Essas atividades exigem esforço físico e comprometem a postura do corpo, podendo gerar lesões na coluna vertebral, quadril, joelhos e ombros.
Em relação com isso, quando se arrasta ou se suspende algo pesado, é preciso abaixar e flexionar os joelhos para dividir com as pernas o peso do corpo e da carga, levá-lo junto ao corpo, pegando-o com as duas mãos, mantendo um ângulo próximo de 90º no cotovelo. Por isso, uma postura correta deve ser funcional e equilibrar os músculos e ossos durante a movimentação a fim de proteger essas estruturas e evitar algum tipo de lesão.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Stavanger e do Instituto de Sociologia de Bergen na Noruega concluíram, após um estudo publicado na European Sociological Review, que as mulheres são as responsáveis por 78% do trabalho doméstico no Brasil. Elas dedicam, segundo o estudo, mais de 33 horas por semana, quase 5 horas por dia, para limpar e arrumar a casa, cozinhar, lavar e passar. Já os homens, dedicam pouco mais de 10 horas por semana para essas tarefas.
RECOMENDAÇÕES PARA GINÁSTICA LABORAL
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Essa inástica se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Além disso, os exercícios (que duram em média entre 5 e 15 minutos) trazem muitos benefícios. São exemplos a redução de fadiga e o aumento de produtividade.
BENEFÍCIOS
• Redução da fadiga, do sedentarismo e do estresse;
• Melhora a postura do corpo;
• Prevenção de doenças provocadas por repetição, tais como Ler (Lesões de Esforço Repetitivo e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
• Melhoria da circulação do sangue;
• Melhoria de aspectos relacionados aos tendões;
• Correção da postura;
• Melhoria na concentração e no ritmo de trabalho;
• Aumento de produtividade;
TIPOS DE GINÁSTICAS LABORAIS
Ginástica laboral preparatória
Realizada no início da jornada de trabalho, prepara para o trabalho físico e melhora o nível de concentração e disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a frequência cardíaca.
Ginástica laboral compensatória
Com duração de 5 a 10 minutos durante a jornada de trabalho, sua função é de diminuir a tensão muscular adquirida pelo uso excessivo ou inadequado das estruturas neuro musculo esqueléticas.
Ginástica laboral de relaxamento
Realizada no final da jornada de trabalho durante 10 ou 12 minutos, tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com consequente melhora da função social.
ARTIGO
Tcharles de Castro
Quiropraxista Graduado, Universidade Feevale.
Pós graduando em Quiropraxia Clínica Avançada, Universidade Feevale.
Membro da Associação Brasileira de Quiropraxia, ABQ 777.
Nesse sentido a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) sugere que a ergonomia tem como objetivo modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existente às características, habilidades e limitações das pessoas, com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.
Um aspecto importante da Ergonomia é o posto de trabalho; suas ferramentas e elementos devem estar de acordo com as dimensões físicas do ocupante do posto, pois, a inadequação antropométrica produz um desequilíbrio postural expondo o/a trabalhador/a à posições desconfortáveis, repetitividade dos gestos, maior esforço despendido, fatores causais das doenças ocupacionais (Vidal, 2010).
DICAS ERGONÔMICAS
São muito comuns as queixas de dores por conta da má postura e após os afazeres domésticos do dia a dia, principalmente ao arrumar e limpar a casa, lavar as roupas e estendê-las no varal. Essas atividades exigem esforço físico e comprometem a postura do corpo, podendo gerar lesões na coluna vertebral, quadril, joelhos e ombros.
Em relação com isso, quando se arrasta ou se suspende algo pesado, é preciso abaixar e flexionar os joelhos para dividir com as pernas o peso do corpo e da carga, levá-lo junto ao corpo, pegando-o com as duas mãos, mantendo um ângulo próximo de 90º no cotovelo. Por isso, uma postura correta deve ser funcional e equilibrar os músculos e ossos durante a movimentação a fim de proteger essas estruturas e evitar algum tipo de lesão.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Stavanger e do Instituto de Sociologia de Bergen na Noruega concluíram, após um estudo publicado na European Sociological Review, que as mulheres são as responsáveis por 78% do trabalho doméstico no Brasil. Elas dedicam, segundo o estudo, mais de 33 horas por semana, quase 5 horas por dia, para limpar e arrumar a casa, cozinhar, lavar e passar. Já os homens, dedicam pouco mais de 10 horas por semana para essas tarefas.
RECOMENDAÇÕES PARA GINÁSTICA LABORAL
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Essa inástica se baseia em alongamentos de diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os alongamentos são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador. Além disso, os exercícios (que duram em média entre 5 e 15 minutos) trazem muitos benefícios. São exemplos a redução de fadiga e o aumento de produtividade.
BENEFÍCIOS
• Redução da fadiga, do sedentarismo e do estresse;
• Melhora a postura do corpo;
• Prevenção de doenças provocadas por repetição, tais como Ler (Lesões de Esforço Repetitivo e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
• Melhoria da circulação do sangue;
• Melhoria de aspectos relacionados aos tendões;
• Correção da postura;
• Melhoria na concentração e no ritmo de trabalho;
• Aumento de produtividade;
TIPOS DE GINÁSTICAS LABORAIS
Ginástica laboral preparatória
Realizada no início da jornada de trabalho, prepara para o trabalho físico e melhora o nível de concentração e disposição, elevando a temperatura do corpo, oxigenando os tecidos e aumentando a frequência cardíaca.
Ginástica laboral compensatória
Com duração de 5 a 10 minutos durante a jornada de trabalho, sua função é de diminuir a tensão muscular adquirida pelo uso excessivo ou inadequado das estruturas neuro musculo esqueléticas.
Ginástica laboral de relaxamento
Realizada no final da jornada de trabalho durante 10 ou 12 minutos, tem como objetivo a redução do estresse, alívio das tensões, redução dos índices de desavenças no trabalho e em casa, com consequente melhora da função social.
ARTIGO
Tcharles de Castro
Quiropraxista Graduado, Universidade Feevale.
Pós graduando em Quiropraxia Clínica Avançada, Universidade Feevale.
Membro da Associação Brasileira de Quiropraxia, ABQ 777.
CDL de Parobé dá posse à nova diretoria
Na manhã de quinta-feira (14), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Parobé deu posse à nova diretoria que estará à frente da entidade durante o triênio 2021/2023. Em função da pandemia e dos necessários cuidados em relação ao distanciamento social, o evento de transmissão de cargos foi realizado na sede da CDL, sem a presença de público.
Depois de seis anos como presidente, Jones Vendruscolo passa agora o cargo para Reginaldo Fabiano Hessler. “Chegamos ao final de nosso segundo mandato com a sensação de dever cumprido e deixando um legado para as próximas gestões”, comentou Vendruscolo, destacando que a entidade parobeense figura entre as maiores CDLs do Estado. Ele relembrou, ainda, algumas premiações e o crescimento da CDL, que se tornou uma referência regional em relação ao desenvolvimento econômico e à solidez de seus associados. “Inúmeras foram nossas conquistas e projetos que fizeram com que o nosso comércio local se fortalecesse, além de nossa participação ativa no auxílio das gestões municipais defendo os interesses de nossa categoria”, reforçou.
Ao agradecer a oportunidade confiada a ele, o ex-presidente também reconheceu o apoio especial que sempre recebeu dos associados, entidades, clientes e fornecedores. “Todos foram muito parceiros e têm fundamental importância no sucesso conquistado em todas as nossas atividades e, principalmente, a equipe CDL, por sua dedicação ímpar e esmero no desempenho de suas funções”. Apesar de estar deixando a presidência, Vendruscolo segue como 1º diretor tesoureiro da nova gestão. “Nosso trabalho não se encerra por aqui, continuaremos à disposição, lutando sempre por esta causa que nos rege, que é o associativismo e o cooperativismo, buscando fomentar e desenvolver o comércio e a economia do município de Parobé”, afirmou ele.
Da mesma forma, o novo presidente da entidade reforçou que pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado até então. “Este é um cargo que me deixa lisonjeado e feliz, mas com a certeza de que se trata de algo bem trabalhoso e deve ser encarado com afinco, pois é uma grande responsabilidade representar todo este comércio que é tão forte, desenvolvido e destacado em nossa região”, avaliou. De acordo com Hessler, a equipe de trabalho da CDL de Parobé continuará a mesma para aprimorar ainda mais os projetos e os serviços para que os associados tenham cada vez menos perdas em seus créditos e mais auxílio por meio dos convênios com estabelecimentos relacionados às áreas de saúde e educação.
Outra meta do novo presidente é a de fortalecer e tornar a campanha Não Ande a Pé, Compre em Parobé a cada ano maior. “Em plena pandemia conseguimos incentivar as pessoas a acreditarem, a irem contra a maré e obter crescimento, pois o maior lucro para a CDL de Parobé é ver o seu comércio indo bem, ver as pessoas felizes em ganhar prêmios, a arrecadação do Município aumentando e fazer do nosso setor o maior contribuinte disso tudo”, reforçou o presidente. Afinal, segundo Hessler, a partir da campanha de vendas de final de ano é possível demonstrar o valor do comércio de Parobé e incentivar nos consumidores o hábito de comprar na cidade ao longo de todo o ano. Além disso, já nos próximos dias o novo presidente quer rever cada área de atuação da diretoria com seus novos membros e iniciar discussões para organizar e promover treinamentos para seguir capacitando seus associados da melhor maneira possível. “Teremos que nos adaptar conforme as coisas forem acontecendo, pois já vimos que as mudanças são necessárias e intermináveis já que sempre se pode fazer mais e melhor. Por isso, convidaremos nossos associados a experimentarem novas ferramentas”, ponderou.
Nova diretoria da CDL de Parobé
Presidente: Reginaldo Fabiano Hessler - Empresa Instalar Climatização e Eletros
1º Vice-presidente: Raul Gemerasca Pellisoli - Empresa Madeireira Santo Antônio
Vice-presidente de relações públicas: Leandro F.B. de Melo - Empresa Madeireira do Chico
Vice-presidente de serviço de proteção ao crédito: José Adelmo Pereira da Luz - Empresa Supermercado Picucha
Vice-presidente de aperfeiçoamento profissional: Elizete T. Botene Schwertner - Empresa Jeana Móveis e Decorações
1º diretor secretário: Elci Eufrasio da Silva - Empresa Evergráfica Editora
2º diretor secretário: Valirio Saldanha de Jesus - Empresa Maroto Viagens
1º diretor tesoureiro: Jones Vendruscolo - Empresa Cyber Informática
2º diretor tesoureiro: Gilnei Nunes da Costa - Empresa Contare Contabilidade
Conselheiro fiscal: Marcos Geovani Alves dos Santos - Empresa O Baleiro
Conselheiro fiscal: Seli Maria Sander - Empresa Farmácia Vida Nova
Suplente de conselho fiscal: Marli Marlene Wagner - Empresa MW Magazine
Suplente de conselho fiscal: Mauricio Stein de Oliveira - Empresa Powerserv Internet
Suplente de conselho fiscal: Belchior Raymundo - Empresa Brinqlar
Suplente de Conselho Fiscal: Podalyro Trentin - Empresa Óptica Sempre Viva
Depois de seis anos como presidente, Jones Vendruscolo passa agora o cargo para Reginaldo Fabiano Hessler. “Chegamos ao final de nosso segundo mandato com a sensação de dever cumprido e deixando um legado para as próximas gestões”, comentou Vendruscolo, destacando que a entidade parobeense figura entre as maiores CDLs do Estado. Ele relembrou, ainda, algumas premiações e o crescimento da CDL, que se tornou uma referência regional em relação ao desenvolvimento econômico e à solidez de seus associados. “Inúmeras foram nossas conquistas e projetos que fizeram com que o nosso comércio local se fortalecesse, além de nossa participação ativa no auxílio das gestões municipais defendo os interesses de nossa categoria”, reforçou.
Ao agradecer a oportunidade confiada a ele, o ex-presidente também reconheceu o apoio especial que sempre recebeu dos associados, entidades, clientes e fornecedores. “Todos foram muito parceiros e têm fundamental importância no sucesso conquistado em todas as nossas atividades e, principalmente, a equipe CDL, por sua dedicação ímpar e esmero no desempenho de suas funções”. Apesar de estar deixando a presidência, Vendruscolo segue como 1º diretor tesoureiro da nova gestão. “Nosso trabalho não se encerra por aqui, continuaremos à disposição, lutando sempre por esta causa que nos rege, que é o associativismo e o cooperativismo, buscando fomentar e desenvolver o comércio e a economia do município de Parobé”, afirmou ele.
Da mesma forma, o novo presidente da entidade reforçou que pretende dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado até então. “Este é um cargo que me deixa lisonjeado e feliz, mas com a certeza de que se trata de algo bem trabalhoso e deve ser encarado com afinco, pois é uma grande responsabilidade representar todo este comércio que é tão forte, desenvolvido e destacado em nossa região”, avaliou. De acordo com Hessler, a equipe de trabalho da CDL de Parobé continuará a mesma para aprimorar ainda mais os projetos e os serviços para que os associados tenham cada vez menos perdas em seus créditos e mais auxílio por meio dos convênios com estabelecimentos relacionados às áreas de saúde e educação.
Outra meta do novo presidente é a de fortalecer e tornar a campanha Não Ande a Pé, Compre em Parobé a cada ano maior. “Em plena pandemia conseguimos incentivar as pessoas a acreditarem, a irem contra a maré e obter crescimento, pois o maior lucro para a CDL de Parobé é ver o seu comércio indo bem, ver as pessoas felizes em ganhar prêmios, a arrecadação do Município aumentando e fazer do nosso setor o maior contribuinte disso tudo”, reforçou o presidente. Afinal, segundo Hessler, a partir da campanha de vendas de final de ano é possível demonstrar o valor do comércio de Parobé e incentivar nos consumidores o hábito de comprar na cidade ao longo de todo o ano. Além disso, já nos próximos dias o novo presidente quer rever cada área de atuação da diretoria com seus novos membros e iniciar discussões para organizar e promover treinamentos para seguir capacitando seus associados da melhor maneira possível. “Teremos que nos adaptar conforme as coisas forem acontecendo, pois já vimos que as mudanças são necessárias e intermináveis já que sempre se pode fazer mais e melhor. Por isso, convidaremos nossos associados a experimentarem novas ferramentas”, ponderou.
Nova diretoria da CDL de Parobé
Presidente: Reginaldo Fabiano Hessler - Empresa Instalar Climatização e Eletros
1º Vice-presidente: Raul Gemerasca Pellisoli - Empresa Madeireira Santo Antônio
Vice-presidente de relações públicas: Leandro F.B. de Melo - Empresa Madeireira do Chico
Vice-presidente de serviço de proteção ao crédito: José Adelmo Pereira da Luz - Empresa Supermercado Picucha
Vice-presidente de aperfeiçoamento profissional: Elizete T. Botene Schwertner - Empresa Jeana Móveis e Decorações
1º diretor secretário: Elci Eufrasio da Silva - Empresa Evergráfica Editora
2º diretor secretário: Valirio Saldanha de Jesus - Empresa Maroto Viagens
1º diretor tesoureiro: Jones Vendruscolo - Empresa Cyber Informática
2º diretor tesoureiro: Gilnei Nunes da Costa - Empresa Contare Contabilidade
Conselheiro fiscal: Marcos Geovani Alves dos Santos - Empresa O Baleiro
Conselheiro fiscal: Seli Maria Sander - Empresa Farmácia Vida Nova
Suplente de conselho fiscal: Marli Marlene Wagner - Empresa MW Magazine
Suplente de conselho fiscal: Mauricio Stein de Oliveira - Empresa Powerserv Internet
Suplente de conselho fiscal: Belchior Raymundo - Empresa Brinqlar
Suplente de Conselho Fiscal: Podalyro Trentin - Empresa Óptica Sempre Viva
Conhecidos os ganhadores da campanha Não Ande a Pé, Compre em Parobé
Mais de mil pessoas acompanharam pela internet o sorteio da 8ª edição da campanha Não Ande a Pé, Compre em Parobé, que ocorreu no fim da tarde desta quinta-feira (14). Em função da pandemia do Covid-19, o evento foi realizado sem a presença de público na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e transmitido ao vivo pela página da entidade no Facebook. Na ocasião foram conhecidos os 33 ganhadores de uma das maiores campanhas de venda do Estado.
Ao todo, a promoção contou com a participação de 176 empresas que, juntas, ajudaram a distribuir em torno de 1,6 milhão de cupons aos consumidores da região. Diante disso, mais uma vez a iniciativa conseguiu superar as expectativas da organização. “Trabalhamos muito para que a campanha fosse realizada num formato ainda maior, pois neste ano ela foi concebida pensando no futuro do nosso comércio diante de todos os problemas que passamos devido à pandemia”, destacou o ex-presidente da entidade, Jones Vendruscolo. Em sua fala, ele também enfatizou o apoio dos comerciantes e prestadores de serviço, dos patrocinadores - Via Porto, Jeana Móveis e Decoração e Sicredi -, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Parobé. “Este aporte feito pelo Poder Público na campanha é muito importante, pois os 1,6 milhão de cupons acabam revertidos em valores de ICMS e, assim, retornam em investimentos para o nosso município”, contextualizou Vendruscolo.
Tanto o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos André Friedrich, quanto o prefeito da cidade, Diego Dal Piva da Luz (Picucha), elogiaram a ação da entidade e destacaram em suas falas que o comércio é a segunda maior fonte de renda de Parobé. “Travamos muitas batalhas para que o comércio não fechasse e estamos ao lado de quem faz um trabalho sério e honesto, gerando emprego no nosso município, fomentando a economia e mantendo muitas famílias aqui na cidade”, enfatizou Picucha. Por sua vez, o novo presidente da CDL, Reginaldo Fabiano Hessler comentou que estava muito feliz em iniciar seu trabalho neste momento. “Esta é a oitava campanha consecutiva e seus números mostram que, com trabalho, tudo é possível, mesmo num ano de pandemia, pois é preciso ser diferente para buscar resultados”, contextualizou Hessler. Além disso, ele pediu que os empresários sigam acreditando e inovando no município. “Preciso contar com todas as pessoas, pois vamos repetir a campanha e buscar fazer ainda melhor, para que nosso comércio seja cada vez mais fortalecido”, projetou.
Premiação
Mauro José da Rosa, Enilde Maria Schutz Bauer e Cíntia Memlak foram os consumidores que ganharam os três primeiros prêmios da campanha Não Ande, Compre em Parobé. Assim cada um deles levará para casa um Fiat Mobi 0Km. “É muito gratificante quando a gente ganha alguma coisa, um carro, então”, comentou Mauro. Ele estava trabalhando no momento do sorteio e foi avisado sobre a premiação por um vizinho. “Ele me ligou e eu achei que estava de piada comigo, pois hoje temos muitas pegadinhas; mas quando o representante da CDL também me ligou, vi que era sério mesmo, só tenho a agradecer”, disse Mauro. Enilde, por sua vez, estava acompanhando ao vivo o sorteio online. “Eu tinha vários cupons de diversos estabelecimentos e foi quase inacreditável, mas estava com pensamento positivo em ganhar”, contou a ganhadora. Assim como Enilde, Cíntia assistiu a transmissão ao vivo do sorteio. “Nem sei com quantos cupons eu concorri - meu esposo também preencheu no nome dele -, e não tem como explicar, é uma sensação única, ainda mais por ganhar pela responsabilidade das gurias da Mary Modas, que são organizadas e sempre cobram da gente para colocar os cupons na urna, agradeço muito a elas e à CDL”, enfatizou. Cíntia contou ainda que já ganhou vários sorteios na internet, mas nunca algo de tanto valor. “Saí gritando”, comemorou ela.
Além dos três carros 0Km, a campanha Não Ande a Pé, Compre em Parobé também sorteou 30 vale-compras no valor de R$ 300,00 cada e brindou os vendedores que tiveram seus nomes preenchidos nos cupons dos primeiro e segundo sorteados com um prêmio de R$ 500,00 cada.
Ao todo, a promoção contou com a participação de 176 empresas que, juntas, ajudaram a distribuir em torno de 1,6 milhão de cupons aos consumidores da região. Diante disso, mais uma vez a iniciativa conseguiu superar as expectativas da organização. “Trabalhamos muito para que a campanha fosse realizada num formato ainda maior, pois neste ano ela foi concebida pensando no futuro do nosso comércio diante de todos os problemas que passamos devido à pandemia”, destacou o ex-presidente da entidade, Jones Vendruscolo. Em sua fala, ele também enfatizou o apoio dos comerciantes e prestadores de serviço, dos patrocinadores - Via Porto, Jeana Móveis e Decoração e Sicredi -, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Parobé. “Este aporte feito pelo Poder Público na campanha é muito importante, pois os 1,6 milhão de cupons acabam revertidos em valores de ICMS e, assim, retornam em investimentos para o nosso município”, contextualizou Vendruscolo.
Tanto o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos André Friedrich, quanto o prefeito da cidade, Diego Dal Piva da Luz (Picucha), elogiaram a ação da entidade e destacaram em suas falas que o comércio é a segunda maior fonte de renda de Parobé. “Travamos muitas batalhas para que o comércio não fechasse e estamos ao lado de quem faz um trabalho sério e honesto, gerando emprego no nosso município, fomentando a economia e mantendo muitas famílias aqui na cidade”, enfatizou Picucha. Por sua vez, o novo presidente da CDL, Reginaldo Fabiano Hessler comentou que estava muito feliz em iniciar seu trabalho neste momento. “Esta é a oitava campanha consecutiva e seus números mostram que, com trabalho, tudo é possível, mesmo num ano de pandemia, pois é preciso ser diferente para buscar resultados”, contextualizou Hessler. Além disso, ele pediu que os empresários sigam acreditando e inovando no município. “Preciso contar com todas as pessoas, pois vamos repetir a campanha e buscar fazer ainda melhor, para que nosso comércio seja cada vez mais fortalecido”, projetou.
Premiação
Mauro José da Rosa, Enilde Maria Schutz Bauer e Cíntia Memlak foram os consumidores que ganharam os três primeiros prêmios da campanha Não Ande, Compre em Parobé. Assim cada um deles levará para casa um Fiat Mobi 0Km. “É muito gratificante quando a gente ganha alguma coisa, um carro, então”, comentou Mauro. Ele estava trabalhando no momento do sorteio e foi avisado sobre a premiação por um vizinho. “Ele me ligou e eu achei que estava de piada comigo, pois hoje temos muitas pegadinhas; mas quando o representante da CDL também me ligou, vi que era sério mesmo, só tenho a agradecer”, disse Mauro. Enilde, por sua vez, estava acompanhando ao vivo o sorteio online. “Eu tinha vários cupons de diversos estabelecimentos e foi quase inacreditável, mas estava com pensamento positivo em ganhar”, contou a ganhadora. Assim como Enilde, Cíntia assistiu a transmissão ao vivo do sorteio. “Nem sei com quantos cupons eu concorri - meu esposo também preencheu no nome dele -, e não tem como explicar, é uma sensação única, ainda mais por ganhar pela responsabilidade das gurias da Mary Modas, que são organizadas e sempre cobram da gente para colocar os cupons na urna, agradeço muito a elas e à CDL”, enfatizou. Cíntia contou ainda que já ganhou vários sorteios na internet, mas nunca algo de tanto valor. “Saí gritando”, comemorou ela.
Além dos três carros 0Km, a campanha Não Ande a Pé, Compre em Parobé também sorteou 30 vale-compras no valor de R$ 300,00 cada e brindou os vendedores que tiveram seus nomes preenchidos nos cupons dos primeiro e segundo sorteados com um prêmio de R$ 500,00 cada.
Confira a lista dos ganhadores da campanha Não ande a pé, compre em Parobé
Parabéns aos ganhadores e obrigado a todos que participaram a campanha.
Abaixo segue a lista dos ganhadores.
33º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Gustavo Ramon dos Reis - Shopping das Surdinas
32º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Isaias Placido - Supermercado MLE LTDA
31º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Elisandra Cruz dos Santos - Super Trevo
30º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Rosmeri Bento - Sergio Francisco de Melo EIRELI
29º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Gilson Lauck - Auto Peças Parobé
28º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Rafaela Sara Scheffel - Sergio Francisco de Melo EIRELI
27º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Silvia D. Marques - Intuição Modas
26º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Angélica Buller - Super Trevo
25º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Liane Andreia Graunke - Supermercado MLE LTDA
24º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Almiria Kirsch - Via Brevi Calçados
23º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Jezrael Soares - MS Baterias
22º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Neuza Evaldt- Jeana Moveis e Decoração
21º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Douglas Muller - Super do Diego
20º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Iracema Poncio - Dakau Brinquedos e Presentes
19º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Cristiane Farias Benitis - Super Trevo
18º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Fernando Henrique Portella - Vinn Ella Moda Atual
17º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Silvane S. dos Reis - Mecânica Rudicar
16º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Marcio Rodrigo dos Santos - Mercado Picucha
15º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Marlene O. Rodrigues - Atacado Léia
14º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Adriana Almeida - Mercado Picucha
13º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Teresinha Borba - Supermercado MLE LTDA
12º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Jaqueline B. de Quadra - Mercado Picucha
11º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Milton Cesar Kovietz - Super Company
10º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Silvia D. Marques - Intuição Modas
09º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Laci Lemos - Sultelas
08º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Larissa Moelhecke - Powerserv Soluções em Internet
07º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Emidia Roseli Pereira - Boa Vista Materiais de Construção
06º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Alexsandro F. Dias - R&R Com. Varejistas de Lubrificantes
05º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Tayson R. Scherer - R&R Com. Varejistas de Lubrificantes
04º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Fatima Oliveira Melo - Mercado Picucha
3º Prêmio (1 Fiat Mobi 0Km): Cintia C. MenlaK - Mary Modas
VENDEDOR DO 3° PRÊMIO: Bruna
2º Prêmio ( 1 Fiat Mobi 0km): Enilda Maria Bauer - Super Trevo
VENDEDOR DO 2° PRÊMIO: Simone
1º Prêmio ( 1 Fiat Mobi 0km): Mauro José da Rosa - Mecânica do Paulo
VENDEDOR DO 1° PRÊMIO: Paulo
Abaixo segue a lista dos ganhadores.
33º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Gustavo Ramon dos Reis - Shopping das Surdinas
32º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Isaias Placido - Supermercado MLE LTDA
31º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Elisandra Cruz dos Santos - Super Trevo
30º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Rosmeri Bento - Sergio Francisco de Melo EIRELI
29º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Gilson Lauck - Auto Peças Parobé
28º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Rafaela Sara Scheffel - Sergio Francisco de Melo EIRELI
27º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Silvia D. Marques - Intuição Modas
26º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Angélica Buller - Super Trevo
25º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Liane Andreia Graunke - Supermercado MLE LTDA
24º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Almiria Kirsch - Via Brevi Calçados
23º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Jezrael Soares - MS Baterias
22º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Neuza Evaldt- Jeana Moveis e Decoração
21º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Douglas Muller - Super do Diego
20º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Iracema Poncio - Dakau Brinquedos e Presentes
19º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Cristiane Farias Benitis - Super Trevo
18º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Fernando Henrique Portella - Vinn Ella Moda Atual
17º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Silvane S. dos Reis - Mecânica Rudicar
16º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Marcio Rodrigo dos Santos - Mercado Picucha
15º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Marlene O. Rodrigues - Atacado Léia
14º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Adriana Almeida - Mercado Picucha
13º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Teresinha Borba - Supermercado MLE LTDA
12º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Jaqueline B. de Quadra - Mercado Picucha
11º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Milton Cesar Kovietz - Super Company
10º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Silvia D. Marques - Intuição Modas
09º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Laci Lemos - Sultelas
08º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Larissa Moelhecke - Powerserv Soluções em Internet
07º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Emidia Roseli Pereira - Boa Vista Materiais de Construção
06º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Alexsandro F. Dias - R&R Com. Varejistas de Lubrificantes
05º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Tayson R. Scherer - R&R Com. Varejistas de Lubrificantes
04º Prêmio (vale compras de R$ 300,00): Fatima Oliveira Melo - Mercado Picucha
3º Prêmio (1 Fiat Mobi 0Km): Cintia C. MenlaK - Mary Modas
VENDEDOR DO 3° PRÊMIO: Bruna
2º Prêmio ( 1 Fiat Mobi 0km): Enilda Maria Bauer - Super Trevo
VENDEDOR DO 2° PRÊMIO: Simone
1º Prêmio ( 1 Fiat Mobi 0km): Mauro José da Rosa - Mecânica do Paulo
VENDEDOR DO 1° PRÊMIO: Paulo
Diversidade e humanização são as marcas de sucesso da Magazine Luiza
Empresa aposta em integração entre lojas físicas e virtuais e no foco ao consumidor
Mesmo diante de uma pandemia repleta de desafios e incertezas, de períodos de comércio fechado e atendimento restrito, o Magazine Luiza provou ser possível contrariar uma difícil realidade enfrentada pela maioria das empresas varejistas do Brasil. Afinal, não apenas conseguiu aumentar suas vendas durante todos estes meses de isolamento social, como também ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões em valor de mercado. Certamente a boa gestão, a aposta e a variedade do mix de produtos e a estratégia de vendas foram fundamentais para que a empresa atingisse esse resultado. Porém, o que realmente a diferencia de outras grandes marcas do setor? Quais são os segredos de uma empresa que se valorizou mais de 1.000% na bolsa nos últimos anos? Conforme a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, este desempenho está diretamente relacionado aos anos de investimento em estratégias digitais.
Em entrevista ao programa Roda Viva, Luiza destacou que o Magazine Luiza sempre foi muito aberto à inovação e, ao mesmo tempo, nunca deixou de acreditar que a loja física continuaria existindo. Aliás, ao mesmo tempo em que a empresa montava laboratórios digitais e investia na digitalização da equipe, preocupava-se em manter seus funcionários de mais idade e continuar ampliando sua rede de lojas físicas por todo o país. “Acreditávamos que o consumidor era um só, que podia comprar onde e quando ele quisesse” declarou a empresária durante a entrevista. Dessa forma, mesmo que no início da pandemia a participação do digital nas vendas já era superior a 50%, toda a equipe da empresa seguiu atuando de maneira constante para identificar as novas demandas do mercado.
Compromisso com o próximo, humanização e responsabilidade social
Uma das vozes mais potentes do empreendedorismo do Brasil, Luiza Helena Trajano sempre se recusou a atuar na retranca, mesmo diante das crises mais graves. “Quando entrou a pandemia, a única coisa que eu tinha medo era da empresa perder esse jeito humano de ser, pois a alma da empresa é muito forte”, declarou a empresária durante a entrevista ao Roda Viva. Com mais de 40 mil funcionários, Luiza tem orgulho de perseguir a meta “pessoas em primeiro lugar” e do fato de que há 22 anos o Magazine Luiza se mantém na lista das melhores empresas para se trabalhar.
Nesse contexto, Luiza foi uma das idealizadoras e signatárias do movimento “Não Demita”, que defendeu a manutenção de empregos no período da pandemia. O protagonismo social da empresa também foi crucial para a manutenção dos negócios de micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos que puderam participar do programa Parceiro Magalu. Trata-se de uma plataforma digital de vendas que transformou 600 mil pessoas em vendedoras do Magazine Luiza. Ou seja, mais de 30 mil pessoas que todos os dias vendiam e ganhavam suas comissões a partir do canal digital do Magalu. Diante disso, fica até mais fácil entender por que ela é a empresa que mais cresce e acumula recordes de alta na bolsa de valores. Afinal, o Magazine Luiza deixa claro a todos os públicos quais são os seus valores sociais, suas ações de responsabilidade social e sua preocupação com a humanização e a diversidade, que se reflete não somente em seus multicanais de vendas, mas, também em suas opiniões quanto a gêneros, etnias e culturas. Nesse contexto, o Magazine Luiza utiliza a humanização para facilitar sua aproximação com o público, tarefa que também conta com o apoio da Lu, a influencer digital da empresa, cuja missão principal é democratizar o acesso ao mundo digital e gerar empatia nos mais diversos perfis de consumidores.
Os 3 pilares da digitalização
De acordo com Frederico Trajano, CEO da empresa (e filho de Luiza Helena), catálogo, pagamentos e logística foram os três pilares fundamentais para o sucesso da digitalização do Magazine Luiza. Por catálogo, ele destaca o aplicativo da Magazine Luiza, que foi desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos, com todas as ferramentas e segmentações necessárias, focando na usabilidade. Hoje, ele é um dos dez aplicativos mais baixados do Brasil. Porém, esse resultado não é construído de um dia para o outro. Já por meio do MagaluPagamentos a empresa consegue prover serviços financeiros para seus parceiros e, assim, permite parcelar pagamentos em até 10 vezes. Além disso, inclui o serviço de crédito e antecipação dos recebíveis cobrando taxas bem mais competitivas que os demais adquirentes. Porém, talvez o aspecto mais importante da digitalização do Magalu esteja na área da logística. Uma vez que de nada adianta ter tecnologia e serviços se o seu produto demora a chegar e custa caro para o consumidor. Logo, o segredo do Magalu foi transformar todas as suas 1100 lojas físicas em centros de distribuição. Com isso, os produtos chegam de forma mais rápida e barata aos consumidores que, mesmo comprando pela internet, seguem marcando presença nas lojas de suas cidades.
Integração de canais como estratégia de fortalecimento no mercado
Ao longo de seu processo de digitalização, o Magalu adotou o formato de omnichannel, ou seja, que promove a integração entre lojas físicas e virtuais. O objetivo principal desse modelo de negócio é fazer com que o consumidor não veja diferença entre os dois canais. Dessa forma, também foi possível atribuir uma função estratégica às lojas físicas, que passaram a atuar como centros de distribuição e pontos de retirada para compras on-line, entre outros serviços. Ou seja, mesmo antes da pandemia, a empresa já havia conseguido se reinventar para atuar a partir de uma nova realidade. Sobretudo porque as recentes transformações do mercado demonstram que, para além de um ponto de venda, as lojas físicas deverão representar um ponto de estoque, de entrega, de retirada, de serviço, de pós-venda e, principalmente, de engajamento de pessoas.
ComSchool
Outra novidade do Magazine Luiza é recente aquisição da plataforma de cursos ComSchool, que deve ampliar e fortalecer a capacidade de negócios dos mais de 30 mil vendedores cadastrados em seu marketplace. A partir da compra da escola digital de negócios, o Magazine Luiza irá oferecer cursos de capacitação para ensinar seus parceiros a gerirem seus negócios e a venderem mais. Além disso, a expectativa da empresa é a de poder atrair os mais de 5 milhões de vendedores brasileiros que possuem negócios estritamente físicos para dentro de seus canais digitais.
Mesmo diante de uma pandemia repleta de desafios e incertezas, de períodos de comércio fechado e atendimento restrito, o Magazine Luiza provou ser possível contrariar uma difícil realidade enfrentada pela maioria das empresas varejistas do Brasil. Afinal, não apenas conseguiu aumentar suas vendas durante todos estes meses de isolamento social, como também ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões em valor de mercado. Certamente a boa gestão, a aposta e a variedade do mix de produtos e a estratégia de vendas foram fundamentais para que a empresa atingisse esse resultado. Porém, o que realmente a diferencia de outras grandes marcas do setor? Quais são os segredos de uma empresa que se valorizou mais de 1.000% na bolsa nos últimos anos? Conforme a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, este desempenho está diretamente relacionado aos anos de investimento em estratégias digitais.
Em entrevista ao programa Roda Viva, Luiza destacou que o Magazine Luiza sempre foi muito aberto à inovação e, ao mesmo tempo, nunca deixou de acreditar que a loja física continuaria existindo. Aliás, ao mesmo tempo em que a empresa montava laboratórios digitais e investia na digitalização da equipe, preocupava-se em manter seus funcionários de mais idade e continuar ampliando sua rede de lojas físicas por todo o país. “Acreditávamos que o consumidor era um só, que podia comprar onde e quando ele quisesse” declarou a empresária durante a entrevista. Dessa forma, mesmo que no início da pandemia a participação do digital nas vendas já era superior a 50%, toda a equipe da empresa seguiu atuando de maneira constante para identificar as novas demandas do mercado.
Compromisso com o próximo, humanização e responsabilidade social
Uma das vozes mais potentes do empreendedorismo do Brasil, Luiza Helena Trajano sempre se recusou a atuar na retranca, mesmo diante das crises mais graves. “Quando entrou a pandemia, a única coisa que eu tinha medo era da empresa perder esse jeito humano de ser, pois a alma da empresa é muito forte”, declarou a empresária durante a entrevista ao Roda Viva. Com mais de 40 mil funcionários, Luiza tem orgulho de perseguir a meta “pessoas em primeiro lugar” e do fato de que há 22 anos o Magazine Luiza se mantém na lista das melhores empresas para se trabalhar.
Nesse contexto, Luiza foi uma das idealizadoras e signatárias do movimento “Não Demita”, que defendeu a manutenção de empregos no período da pandemia. O protagonismo social da empresa também foi crucial para a manutenção dos negócios de micro e pequenos varejistas e profissionais autônomos que puderam participar do programa Parceiro Magalu. Trata-se de uma plataforma digital de vendas que transformou 600 mil pessoas em vendedoras do Magazine Luiza. Ou seja, mais de 30 mil pessoas que todos os dias vendiam e ganhavam suas comissões a partir do canal digital do Magalu. Diante disso, fica até mais fácil entender por que ela é a empresa que mais cresce e acumula recordes de alta na bolsa de valores. Afinal, o Magazine Luiza deixa claro a todos os públicos quais são os seus valores sociais, suas ações de responsabilidade social e sua preocupação com a humanização e a diversidade, que se reflete não somente em seus multicanais de vendas, mas, também em suas opiniões quanto a gêneros, etnias e culturas. Nesse contexto, o Magazine Luiza utiliza a humanização para facilitar sua aproximação com o público, tarefa que também conta com o apoio da Lu, a influencer digital da empresa, cuja missão principal é democratizar o acesso ao mundo digital e gerar empatia nos mais diversos perfis de consumidores.
Os 3 pilares da digitalização
De acordo com Frederico Trajano, CEO da empresa (e filho de Luiza Helena), catálogo, pagamentos e logística foram os três pilares fundamentais para o sucesso da digitalização do Magazine Luiza. Por catálogo, ele destaca o aplicativo da Magazine Luiza, que foi desenvolvido ao longo dos últimos 20 anos, com todas as ferramentas e segmentações necessárias, focando na usabilidade. Hoje, ele é um dos dez aplicativos mais baixados do Brasil. Porém, esse resultado não é construído de um dia para o outro. Já por meio do MagaluPagamentos a empresa consegue prover serviços financeiros para seus parceiros e, assim, permite parcelar pagamentos em até 10 vezes. Além disso, inclui o serviço de crédito e antecipação dos recebíveis cobrando taxas bem mais competitivas que os demais adquirentes. Porém, talvez o aspecto mais importante da digitalização do Magalu esteja na área da logística. Uma vez que de nada adianta ter tecnologia e serviços se o seu produto demora a chegar e custa caro para o consumidor. Logo, o segredo do Magalu foi transformar todas as suas 1100 lojas físicas em centros de distribuição. Com isso, os produtos chegam de forma mais rápida e barata aos consumidores que, mesmo comprando pela internet, seguem marcando presença nas lojas de suas cidades.
Integração de canais como estratégia de fortalecimento no mercado
Ao longo de seu processo de digitalização, o Magalu adotou o formato de omnichannel, ou seja, que promove a integração entre lojas físicas e virtuais. O objetivo principal desse modelo de negócio é fazer com que o consumidor não veja diferença entre os dois canais. Dessa forma, também foi possível atribuir uma função estratégica às lojas físicas, que passaram a atuar como centros de distribuição e pontos de retirada para compras on-line, entre outros serviços. Ou seja, mesmo antes da pandemia, a empresa já havia conseguido se reinventar para atuar a partir de uma nova realidade. Sobretudo porque as recentes transformações do mercado demonstram que, para além de um ponto de venda, as lojas físicas deverão representar um ponto de estoque, de entrega, de retirada, de serviço, de pós-venda e, principalmente, de engajamento de pessoas.
ComSchool
Outra novidade do Magazine Luiza é recente aquisição da plataforma de cursos ComSchool, que deve ampliar e fortalecer a capacidade de negócios dos mais de 30 mil vendedores cadastrados em seu marketplace. A partir da compra da escola digital de negócios, o Magazine Luiza irá oferecer cursos de capacitação para ensinar seus parceiros a gerirem seus negócios e a venderem mais. Além disso, a expectativa da empresa é a de poder atrair os mais de 5 milhões de vendedores brasileiros que possuem negócios estritamente físicos para dentro de seus canais digitais.