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Invista no E-mail Marketing para personalizar sua comunicação com os clientes e ter sucesso em suas vendas
Fazer um anúncio nos meios de comunicação ou em redes sociais costuma ser a primeira ideia de ação quando uma empresa quer divulgar sua marca, seus produtos ou serviços. No entanto, para além da publicidade, o marketing oferece um conjunto de técnicas e processos que podem ser muito úteis ao desenvolvimento das vendas. Na verdade, a questão principal de uma negociação de sucesso passa por entender as necessidades de um determinado mercado ou público para, assim, atender e superar suas expectativas. Neste contexto o marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais destaque. Responsável por fortalecer e ampliar o relacionamento com os clientes, essa ferramenta utiliza a divulgação de dicas e informações relevantes para um determinado grupo de pessoas. A proposta do marketing de conteúdo é selecionar e atrair um público qualificado para sua empresa. Ou seja, além de fomentar o relacionamento, trata-se de uma estratégia fundamental para as vendas.
Com acesso à internet na palma das mãos, os consumidores estão constantemente buscando informações online, especialmente antes de adquirir um produto. Afinal, centenas de sites especializados já se encarregaram de reunir e apontar as melhores ofertas, comparar produtos e destacar seus pontos positivos e negativos. Aos estabelecimentos físicos cabe competir com o que têm de melhor: a mercadoria disponível na loja no momento da compra, a experiência sensorial de tocar e experimentar os produtos, o atendimento qualificado e, principalmente, o bom relacionamento. A proximidade com o consumidor aliada ao marketing de conteúdo pode transformar sua empresa numa autoridade em seu mercado. Ou seja, por conta das informações que oferece, sua loja pode se tornar uma referência em assuntos relacionados aos seus produtos e serviços. Mais uma vez, esta comunicação com o público pode ser feita por meio de inúmeros canais e, um deles é o e-mail marketing.
O que é e como escolher a melhor plataforma de e-mail marketing para sua empresa
Com o e-mail marketing as empresas podem ter uma comunicação direta com seus clientes e prospects. Por meio dessa ferramenta é possível enviar informações sobre produtos e dicas sobre como utilizá-los, tendências de mercado, novidades e promoções. Entre as principais vantagens do e-mail marketing estão a personalização da comunicação com seus clientes, o custo – que é menor do que as propagandas tradicionais -, e sua característica sustentável – já que assim você deixa de gerar materiais impressos. Além disso, o conteúdo pode ser replicado para as redes de contatos dos seus clientes, fator que contribui para que sua mensagem seja espalhada de maneira simples e rápida.
Atualmente existem vários sistemas automatizados que auxiliam nestes envios. Para escolher a melhor plataforma para sua empresa, basta avaliar algumas questões:
1) Quantas vezes por mês você quer enviar e-mail para seus clientes?
2) Quantos endereços fazem parte de seu cadastro?
3) É importante contar com a personalização das mensagens e de ações automatizadas?
Entenda: a maioria das ferramentas de e-mail marketing oferece planos que vão da modalidade gratuita às versões pagas. Para sua escolha, tudo vai depender da quantidade de disparos mensais que você pretende fazer e do número de endereços cadastrados em sua base. Assim, a dica é ficar de olho nos limites de cada plano. Além disso, especialmente para quem não conta com um profissional especializado em marketing dentro da empresa, contar com modelos prontos de design para personalizar seus e-mails é bastante útil. Ainda neste contexto, quanto mais funcionalidades automatizadas a plataforma oferecer, melhor. E o essencial: opte por uma plataforma que seja simples de acompanhar e conferir os resultados de suas campanhas. Afinal, poder mensurar os resultados de suas ações é a principal vantagem destas plataformas. Como sugestão, pesquise sobre MailChimp, All In, e-goi, Constant Contact, Get Response, RD Station e LeadLovers.
Que tipo de líder você é?
Você já parou para analisar qual é o seu perfil de liderança e de que forma ele afeta o dia a dia de seu negócio? Observar algumas de suas principais características, entender o modo como você "funciona" e buscar melhorar alguns aspectos é o primeiro passo para ter sucesso na hora de gerir outras pessoas. Afinal, cabe ao líder guiar sua equipe, ajudar a cumprir prazos e agir com motivação, empenho e eficácia. Não à toa, aquela visão de rigor anteriormente relacionada aos cargos de liderança tem perdido espaço para perfis mais agregadores, motivadores e coletivos. Assim, independentemente de suas habilidades e características, é válido lembrar que o líder tem o importante papel de inspirar todos os profissionais que estão seu redor.
A seguir, listamos seis situações hipotéticas que podem ocorrer numa empresa. Para cada uma delas, apresentamos quatro atitudes que podem ser tomadas por você, enquanto líder. As respostas podem dizer muito sobre o seu estilo de gestão e, por isso, é fundamental que você escolha a alternativa que melhor represente uma atitude que seria tomada na vida real. Leia atentamente cada situação proposta e tente imaginá-la em seu dia a dia. Tendo o caso como verdadeiro, avalie as ações e escolha aquela que você normalmente faria. Ao lado da opção que representar sua atitude exata, marque 5 pontos. Caso você se sinta dividido(a) entre as respostas, divida os 5 pontos da maneira que desejar.

Situação 1
João começou a trabalhar há pouco tempo na sua equipe e parece nervoso com o novo cargo. O profissional se sente inseguro em assumir muita responsabilidade e até mesmo em relação a sua habilidade para cumprir as tarefas. Mesmo assim, você está confiante que ele irá se adaptar assim que tiver a oportunidade de entender profundamente o funcionamento do novo trabalho.
Diante da situação 1 sua atitude é:
A) Ajudar João a identificar suas habilidades e orientá-lo da melhor forma possível em como utilizá-las.
B) Deixar João livre para agir e avaliar como ele resolve as coisas por conta própria.
C) Orientar João em como realizar o trabalho da primeira vez, mostrando a necessidade de identificar as tarefas mais importantes, por ordem de prioridade e urgência.
D) Pedir para João identificar suas habilidades e ajudá-lo a descobrir uma forma de aplicá-las.

Situação 2
Simone foi encaminhada para sua equipe depois de uma experiência fantástica em seu último projeto. Ela é talentosa e confiante, mas não quer modificar sua forma de trabalhar, preferindo fazer as tarefas a seu modo.
Diante da situação 2 sua atitude é:
A) Conversar com ela sobre sua forma de trabalhar e, então, ajudá-la a criar uma metodologia para utilizar suas habilidades.
B) Dar uma chance para Simone fazer as tarefas a seu modo antes de tomar qualquer atitude.
C) Conversar com ela sobre sua forma de trabalho e orientá-la sobre como utilizar suas habilidades com a nova equipe.
D) Revisar suas novas atribuições e, então, orientá-la sobre como começar sua nova função.

Situação 3
Guilherme é novo na equipe e está muito entusiasmado e confiante. Você conhece sua história e sabe que ele compartilha seu ponto de vista sobre a forma de trabalhar. Você é indicado a orientar Guilherme sobre suas novas responsabilidades e as peculiaridades do negócio.
Diante da situação 3 sua atitude é:
A) Ajudá-lo a entender como é o procedimento do seu trabalho e deixá-lo organizar seu próprio plano de desenvolvimento.
B) Mostrar confiança a ponto de deixá-lo agir por conta própria.
C) Explicar suas responsabilidades e dizer a ele o que deve ser feito e por quê.
D) Explicar suas responsabilidades e, então, pedir sua opinião enquanto você planeja um treinamento para ele.

Situação 4
Rosa é uma ótima vendedora e seu trabalho faz com que sua equipe atinja as metas. Porém, você, como líder, sente que precisa lembrar a ela quem é o chefe.
Diante da situação 4 sua atitude é:
A) Pedir a ela que o mantenha atualizado em relação às suas atividades e dizer a ela quais atividades deve priorizar.
B) Reconhecê-la por suas conquistas e lembrá-la de que você está lá caso ela precise de alguma coisa.
C) Pedir que trabalhe de forma diferente para se certificar que ela aceita a sua autoridade.
D) Perguntar a ela quais são os pontos fortes do trabalho que exerce e que planos tem para o futuro.

Situação 5
Tiago trabalha na sua equipe há cinco anos. Ele é muito bom tecnicamente, mas não entende muito bem as diretrizes da empresa. Sua convicção já alienou vários colegas. Você conversou com ele sobre isso, mas ele perdeu um pouco do entusiasmo e da autoconfiança depois desse feedback.
Diante da situação 5 sua atitude é:
A) Ouvir o que está incomodando Tiago e então tentar ajudá-lo a decidir o que deve ser feito para que ele mude como profissional.
B) Ser paciente e esperar que ele ache uma forma de se reerguer.
C) Redirecioná-lo para que entenda exatamente o que ele precisa fazer diferente.
D) Ouvir o que o está incomodando e, então, mostrar-lhe o que precisa fazer de diferente para modificar a situação

Situação 6
Você designou Marta, uma de suas melhores funcionárias, para preparar um relatório para uma reunião onde se discutirá o plano estratégico do seu departamento. Ela tem feito um trabalho minucioso, mesmo com pouco tempo e poucos recursos. Porém, seu chefe pede que o relatório seja entregue uma semana antes e você sabe que ela ficará chateada.
Diante da situação 6 sua atitude é:
A) Envolver mais funcionários na equipe e distribuir as tarefas para conseguir terminar o relatório no prazo determinado.
B) Avisá-la do novo prazo para a entrega do trabalho.
C) Avisá-la da nova data limite e listar os passos para o cumprimento do novo prazo.
D) Perguntar o que já foi feito e listar o que falta para completar a tarefa.

Entenda o teste
Depois de somar os pontos você já tem uma ideia de quais são suas características predominantes, certo? Pois todos nós, quando atuamos, desenvolvemos características de todos os estilos. Portanto, nenhum deles é excludente, totalmente bom ou ruim em si mesmo. O que o teste revela é o seu estilo predominante e aquele que, no seu atual contexto de vida, é o mais acessado em suas relações. Por outro lado, cada estilo tem seus pontos fortes e fracos. Entenda, também, que todos eles são úteis e que, em situações específicas, um pode ser mais efetivo que outro. Na verdade, nada é permanente nesse domínio.
Desenvolver-se na gestão é buscar otimizar resultados a partir do desenvolvimento da Inteligência Relacional. É ela que vai nos capacitar a desenvolver as habilidades necessárias para acessar o estilo mais adequado a cada situação e nos provocar a uma atitude de aprendiz.

Por fim, a descrição que se segue é apenas indicativa e instigadora. Então, vamos lá:
Maioria A - Perfil Cooperador: estilo caracterizado por atitudes de muita proposição e muita indagação. Refere-se a alguém que orienta o grupo (ou pessoa) ao mesmo tempo em que o estimula a contribuir de modo efetivo. Eleva ao máximo as exigências e expectativas de todos e mantém-se inteirado de tudo. Atua com grande presença, mas gera estresse e conflito. Compartilha responsabilidades.
Maioria B - Perfil Delegador (C, D, B, A, C, B): estilo caracterizado por atitudes de pouca proposição e pouca indagação. Refere-se a alguém que deixa o grupo (ou pessoa) atuar sem muita supervisão. Apresenta tarefas e atividades, mas não cobra, não direciona, não supervisiona. Se por um lado estimula a participação e a criatividade, por outro não se responsabiliza pelo que acontece.
Maioria C- Perfil Direcionador: estilo caracterizado por atitudes de muita proposição e pouca indagação. Refere-se a alguém que busca dar direção ao grupo, a partir de suas convicções e valores. Escuta pouco, mas é ativo e responsável. Assume para si os desafios do grupo. Deixa pouca margem para negociação e tem o desejo de controlar as coisas.
Maioria D - Perfil Questionador: estilo caracterizado por atitudes de pouca proposição e muita indagação. Refere-se a alguém que pergunta muito e informa pouco. É conhecido como o estilo do detetive. Tem boa atuação, mas sofre de desconfiança e cerca-se excessivamente de controles. O grupo sob esta forma de gestão tem dificuldade de se articu
2º Especial Mulher
O Dia da Mulher se aproxima, uma data tão importante para homenagear as grandes guerreiras, que batalham diariamente em busca do seu sucesso pessoal e profissional, desempenhando diferentes papéis para conseguirem atingir os seus maiores sonhos. Nessa data tão especial, a CDL de Parobé está organizando a 2º Especial Mulher, que ocorrerá no dia 25 de março, às 20h, na Estação 183, localizada na rua João Mosmann, n°: 85, no bairro Centro, em Parobé. Com o tema “Conversas de Mulher”, o evento contará com a participação da jornalista Cris Silva, conhecida pela sua atuação como apresentadora da previsão do tempo no programa Bom Dia Rio Grande, no Jornal do Almoço e no RBS Notícias, todos pertencentes ao grupo RBS. Além disso, participou dos programas “Mistura”, da RBS TV e “Bafão”, transmitido pela Rádio Farroupilha, tendo muitas histórias para contar sobre a sua trajetória na televisão.
Os ingressos estão sendo vendidos pelo valor de R$25,00, que incluirá uma bebida de sua escolha e a degustação de pratos oferecidos pela casa. Teremos ainda o sorteio de brindes e o “Play Karaoke”, uma das atrações especiais desse evento. Como há um número limitado de ingressos, recomendamos que faça a reserva do seu convite o quanto antes. Garanta a sua participação através do Whats App: (51) 99509-3248. Contamos com a sua presença.
Realizada pela CDL de Parobé, campanha sorteou dois carros nesta quarta-feira
André Borges e Elizete Schwertner foram os vencedores dos automóveis 0 km

Foram conhecidos nesta quarta-feira (9/1), os 12 ganhadores da campanha Não ande a pé, compre em Parobé. Promovida ao longo dos últimos 70 dias pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, a ação contou com a participação de 185 empresas. Em sua 6ª edição consecutiva, a campanha atingiu pela segunda vez a marca de um milhão de cupons distribuídos aos consumidores. Dessa forma, superou as expectativas da entidade lojista, especialmente em função da instabilidade econômica vivenciada nos últimos tempos. “Esta edição também contou com a participação da Prefeitura, que concedeu cupons aos contribuintes que pagaram seu IPTU em dia e, assim, ajudou a chegarmos a este resultado”, destaca a secretária executiva da CDL, Ivonete Brandão.

Por sua vez, o presidente da entidade, Jones Vendruscolo, ressalta a importância de manter o clima de otimismo ao longo de todo o ano. “Sabemos que devemos continuar trabalhando e inovando, especialmente a partir das mudanças políticas que ocorreram no Estado e no país, pois nós, como todos os brasileiros, apostamos muito na renovação”, comenta. Vendruscolo também incentiva os associados e demais empresários do município a seguirem apostando em 2019 como um ano de muitas realizações. “Mesmo com um cenário delicado, conseguimos aproveitar esta campanha de vendas como uma ferramenta para melhorar nossos negócios e, a partir dela, devemos estender este entusiasmo para todos os dias do ano”, impulsiona o presidente da CDL. A promoção Não ande a pé, compre em Parobé contou com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Vereadores.

Além dos dois Fiat Mobi, a campanha também contemplou outros dez consumidores com pacotes de serviços e conveniências. Por sua vez, os vendedores cujos nomes estavam designados nos cupons de primeiro e segundo colocados no sorteio foram premiados com R$ 500,00 cada. Veja a seguir quem foram os sortudos que começaram 2019 cheios de novidades.



Sorteados na campanha Não ande a pé, compre em Parobé

12º Prêmio (vale-compra de R$ 1.000,00): Cristiano Gonçalves

11º Prêmio (vale-compra de R$ 1.000,00): Aquiles Weber

10º Prêmio (vale-compra de R$ 1.000,00): Maria Lisete Lauck

9º Prêmio (1 ano de farmácia): Suzamara Ribeiro

8º Prêmio (1 reforma na casa): Nayar Therezinha Vargas Romano

7º Prêmio (revisão no seu carro): Simone Machado da Rosa

6º Prêmio (1 dia de beleza): Ronaldo da Costa

5º Prêmio (1 banho de loja): Cleo Wagner dos Santos

4º Prêmio (1 ano de academia): Djuliano Nunes da Silva

3º Prêmio (1 ano de supermercado): Rafael Moura da silva

2º Prêmio (1 Fiat Mobi 0km de cor vermelha): Elizete Schwertner

1º Prêmio (1 Fiat Mobi 0 km de cor branca): André Borges

Vendedores premiados com R$ 500,00: Leandro e Tainara
A turma da melhor idade recebeu doações da campanha “Adote um Vovô”
No final de dezembro nossa equipe fez a entrega dos presentes da campanha cidadã “Adote um vovô” para a Casa do vovô. As doações deixaram todos com um sorriso no rosto e mais felizes.
Sua doação foi muito importante, fica aqui registrado o nosso muito obrigada pela sua colaboração e que em 2019 haja mais doações para confortar essas pessoas que merecem o carinho dos mais jovens.
COMO AUMENTAR MINHAS VENDAS, NA PRÁTICA?
Crescer o número de vendas e, com isso, o faturamento e o lucro é um desejo
de qualquer pessoa que esteja envolvida em um negócio. Porém, será que é
tão simples assim?
Antes de continuar, eu preciso que você entenda alguns detalhes.
Vamos imaginar que você costuma vender 100 unidades de um produto, que
vamos chamar de XB, por mês. Se você vender apenas 2% a mais por
semana, ou seja, apenas 2 unidades, ao final de 5 semanas já terá aumentado
o seu resultado em 10%.
O primeiro passo para aumentar as vendas na sua empresa é identificar
o quanto você vende hoje e o quanto deseja aumentar.
Então, após ter os seus números e metas de crescimento, você deve fazer o
seguinte:
PASSO 1
Liste todos os clientes que atendeu nos últimos 90 dias e não concretizou em
venda. Se você não costuma guardar um registro dos clientes que atende, comece
imediatamente, pois 50% das suas vendas estão sendo perdidas por você não
retomar o contato com eles.
PASSO 2
Separe o número de clientes em quantidades iguais, conforme a sua meta de
crescimento. Exemplo: A minha lista de clientes foi de 240. Então, como quero realizar o
meu número de vendas em 4 semanas, vou dividir esta lista em 4 partes de 60
contatos cada.
PASSO 3
Vou fazer o contato por telefone com 1 parte da lista por semana (sem
desculpas). Nesta ligação, você pode utilizar argumentos como:
- Campanha de incentivo para clientes selecionados no mês;
- Contextualizar por que você achou uma forma de facilitar a aquisição
para o seu cliente;
- Procurar entender mais sobre como pode ajudar o seu cliente a tomar a
decisão.
PASSO 4 (OPCIONAL)
Para aqueles que estão mais interessados, marque uma visita presencial ou
online, para que possa facilitar a negociação e fechamento do negócio.

6 DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA
Fora o passo a passo anterior, que você deve seguir, aqui vão mais 7 dicas
que podem ser incluídas na sua rotina de vendas:

1. Inclua na sua agenda semanal um momento apenas para realizar Follow
Up com clientes que já foram atendidos;

2. Desenvolva o hábito de prospectar por telefone diariamente (caso isso
ainda não faça parte da sua rotina de vendas atual);

3. Feche parcerias com fornecedores que podem indicar clientes atendidos
por eles;

4. Crie uma campanha de indicação para que seus clientes possam te
indicar e ganhar por isso;

5. Crie o hábito de frequentar locais onde o seu público-alvo costuma ir.
Relacionamento é ponto chave para gerar confiança e negócios;

6. Faça pós-venda! (Não deixe apenas para o setor de suporte ao cliente,
as melhores indicações acontecem no pós-venda);
Rafael Siqueira
Consultor de Vendas Coach
Faça certificação Digital na CDL de Paropé
Garantir a confiabilidade às transações esta entre os ofícios da CDL. Por isso, a entidade considera tão importante o serviço de Certificação Digital, que nada mais é do que uma assinatura com validade jurídica e segurança comprovada. O Associado CDL Parobé conta com um valor diferenciado e pagamento parcelado.
aperte o play e saiba mais como a Certificação Digital pode ajudar o seu negócio a crescer.